A Polícia Federal (PF) prendeu neste sábado (14) Marcos Geleia Patriota, candidato do Partido Novo a vereador em Céu Azul, no Paraná.
Geleia é um dos três apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que lançaram candidatura a vereador nas eleições municipais mesmo com ordens de prisão expedidas pela Justiça.
Te podría interesar
Além dele, Pastor Dirlei Paiz (PL), candidato em Camboriú (SC), e Locutor Henrique Pimenta (PRTB), de Olímpia (SP), estão foragidos por descumprirem medidas impostas por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que eles fossem libertados.
Os três cumpriram prisão no presídio da Papuda, em Brasília, por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
Te podría interesar
De volta à cadeia
Geleia foi preso em Cascavel, de onde a Polícia Federal notificou o STF.
Em nota, o diretório municipal do Partido Novo em Céu Azul disse que o registro do candidato foi feito sem "qualquer impedimento judicial" e que o bolsonarista "sempre manteve uma postura íntegra em sua vida pessoal e profissional"
"Marcos Pereira é uma pessoa muito conhecida e querida em Céu Azul, cidade onde nasceu em 1976. Ele se destacou como atleta de futsal e futebol, defendendo com orgulho a bandeira do município em inúmeras competições. Além disso, Marcos não possui nenhum antecedente criminal e sempre manteve uma postura íntegra em sua vida pessoal e profissional", diz o texto.
Campanha nas redes e nas ruas
Os três bolsonaristas são alvos de mandados de prisão expedidos por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por associação criminosa, mas mesma assim foram aceitos pelos partidos e tiveram a candidatura homologada pela Justiça Eleitoral.
Com foto ao lado de Bolsonaro, o "pastor" Dirlei Paiz usa a rede da esposa, Graziela Paiz, para fazer campanha para vereador em Blumenau, Santa Catarina.
A campanha é feita justamente em cima da prisão pelos atos golpistas. Em uma das últimas postagens, Paiz responde pergunta de seguidor sobre "o pior dia lá na prisão".
Locutor
Candidato do partido de Pablo Marçal (PRTB), o "Locutor Henrique Pimenta" concorre a uma vaga em Olímpia, no interior paulista, após ser preso em janeiro de 2023 e descumpir ao menos nove vezes a ordem de não sair de casa durante a noite e aos fins de semana.
A medida foi uma das impostas por Moraes para libertá-lo em março de 2023. O descumprimento da ordem pode ser verificada facilmente no perfil do Instagram do bolsonarista, que publicou diversos vídeos em rodeios - onde atua como locutor - à noite.
Geleia Patriota
Marcos Geleia Patriota, candidato do Partido Novo em Céu Azul, no Paraná, tenta impulsionar sua candidatura com vídeo do ex-procurador Deltan Dallagnol, filiado à sigla, no Youtube.
Geleia também faz campanha em cima da prisão na Papuda, onde passou 10 dias em janeiro. Ele ainda se gaba de usar tornozeleira eletrônica nos vídeos. "Estive preso para lutar por você e por sua família”, diz em uma das publicações no Youtube.