MACAÉ EVARISTO

Uma das primeiras a reagir ao caso Silvio Almeida e Anielle, Janja celebra nova ministra dos Direitos Humanos

Primeira-dama publica foto com Macaé Evaristo, que assume pasta antes comandada por Silvio Almeida; Anielle Franco, vítima de assédio, tira licença

Macaé Evaristo, a nova ministra dos Direitos Humanos, e a primeira-dama Janja.Créditos: Reprodução/Instagram Janja Lula da Silva
Escrito en POLÍTICA el

A primeira-dama Janja Lula da Silva celebrou, na madrugada desta terça-feira (10), a indicação de Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDCH) após a demissão do agora ex-ministro Silvio Almeida

Janja havia sido uma das primeiras pessoas ligadas ao governo a reagir, na última sexta-feira (6), às denúncias de que Silvio Almeida teria assediado sexualmente a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial. Antes mesmo de uma manifestação oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama publicou uma foto em que aparece beijando o rosto de Anielle, em um gesto de solidariedade. 

Já nesta terça, Janja publicou uma foto em que aparece ao lado de Macaé Evaristo, a nova ministra dos Direitos Humanos escolhida por Lula, e escreveu: "Seu sorriso vai renovar nossa esperança na união e reconstrução pelos direitos humanos no Brasil". 

Macaé Evaristo, por sua vez, respondeu: "Muito obrigada, querida Janja. É um alegria estarmos juntas nesta caminhada". 

Confira: 

A oficialização de Macaé Evaristo como nova titular do MDHC foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), que traz ainda o registro do afastamento temporário de Anielle Franco, que fica de licença até o dia 13 de setembro. 

Macaé Evaristo: quem é a nova ministra dos Direitos Humanos

O presidente Lula anunciou nesta segunda-feira (9) que escolheu o nome da deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos, que era comandado por Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6) após ser acusado de assédio sexual.

Por meio de suas redes, Macaé Evaristo celebrou sua nomeação para o Ministério dos Direitos Humanos.

"É com muita honra que aceitei, nesta segunda-feira, o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta pelos direitos", declarou.

  • Macaé Maria Evaristo dos Santos nasceu em São Gonçalo do Pará, Minas Gerais, no dia 3 de abril de 1965.
  • É formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Atua como professora da rede municipal de Belo Horizonte desde os 19 anos de idade.
  • Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação de Belo Horizonte (2005 a 2012) e secretária estadual de Educação de Minas Gerais, de 2015 a 2018, no governo de Fernando Pimentel.
  • Macaé Evaristo também atuou no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, quando foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014.
  • Em 2020, foi eleita vereadora em Belo Horizonte, pelo PT, com 5.985 votos.
  • Nas eleições de 2022, Macaé Evaristo se elegeu deputada estadual com 50.416 votos.

Curiosidade: Macaé Evaristo é prima da escritora Conceição Evaristo. No vídeo abaixo, elas falam sobre o parentesco: