O debate da Band entre os candidatos à prefeitura de Teresina (PI) na noite desta quinta-feira (8) foi marcado por uma cena de violência. O atual prefeito da capital piauiense, José Pessoa Leal, conhecido como Dr. Pessoa (PRD), agrediu o candidato do PSOL, Francinaldo Leão, com uma cabeçada.
Francinaldo havia feito uma pergunta sobre más condições de postos de saúde na cidade ao prefeito. Dr. Pessoa, então, se aproximou do candidato do PSOL e lhe desferiu uma cabeçada.
Veja vídeo:
Após a agressão, o mediador advertiu Pessoa verbalmente e o debate seguiu normalmente.
"Incidente"
Através das redes sociais, Dr. Pessoa chamou a agressão de "incidente" e ainda culpou o PT pelo ocorrido. teresinenses pelo incidente do debate. Mas precisamos analisar alguns fatos.
"Em ato falho, o candidato do PT, Fábio Novo, chamou Francinaldo Leal de 'nosso candidato do PSOL'. Durante todo o debate, Francinaldo se dirigia ao Dr. Pessoa, um homem de 77 anos com agressividade. O que significa esse 'nosso candidato do PSOL' dito por Fábio Novo durante o debate em Teresina?", questionou o prefeito.
Francinaldo Leão, por sua vez, disse que foi agredido "por fazer a pergunta que todo cidadão teresinense gostaria de ter feito: sobre o abandono da Saúde Pública de Teresina".
"Fui atacado por defender a nossa periferia, por dar voz a quem muitas vezes é silenciado. Mas saibam de uma coisa: NÃO vão me calar! Cada agressão (apesar do descontrole do Prefeito, minha luta seguirá para que cada cidadão seja ouvido) só fortalece a minha luta para garantir que cada cidadão seja ouvido. Seguirei forte e lutando por uma Teresina periférica com a força do seu povo", escreveu através das redes sociais.