Durante o debate realizado pela Band entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, o candidato do PSOL Guilherme Boulos citou mais de uma vez seus pais, o que motivou a busca por quem é o pai do deputado federal.
Marcos Boulos, pai do candidato, é médico infectologista e casado também com uma médica infectologista, Maria Ivete Castro Boulos, há mais de quatro décadas. Nasceu em São Paulo, em 1945 e é filho de pai libanês e mãe paulista, tendo passado parte da infância e da adolescência em Santo Anastácio, no interior paulista, segundo o Museu da Pessoa.
Te podría interesar
Para ajudar sua família, passou a dar aulas de matemática enquanto frequentava o cursinho pré-vestibular e mesmo depois, quando já cursava a faculdade de Medicina em Sorocaba. Depois de formado, passou a morar na capital paulista e seguiu sua trajetória acadêmica ao se especializar em pesquisas sobre a malária na Universidade de São Paulo (USP).
Como infectologista, atuou no serviço público e acompanhou o surgimento de doenças como a Aids, trabalhando no tratamento das pessoas afetadas pelo HIV. Estudou doenças tropicais em populações mais pobres, como a malária e a febre amarela, e passou temporadas na região amazônica, prestando consultorias a países africanos.
Como contou à revista Piauí, em reportagem de 2018, isso formou sua orientação política. "Quem trabalha com saúde pública não tem como não ser socialista ou não se preocupar com justiça social", falou à época.
Durante a pandemia da covid-19, Marcos Boulos foi uma voz ativa contra as fake news em relação à doença.