JAIR BOLSONARO

Bolsonaro descontextualiza fala de Lula para promover ataque baixo: "Etílico"

Ex-presidente ainda associou jornalistas ao "nazismo" na tentativa de atacar o atual mandatário

O ex-presidente Jair Bolsonaro.Créditos: Marina Uezima/Brazil Photo Press/Folhapress
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro promoveu um ataque baixo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (5) com uma publicação nas redes sociais ao estilo de seu filho Carlos Bolsonaro (PL-RJ). 

O ex-mandatário, em campanha para eleger seus candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano, descontextualizou uma declaração de Lula sobre o Nordeste utilizando corte de um vídeo. A postagem de Bolsonaro vem pouco mais de uma semana após ele dizer que o Nordeste é a "pior região em todos os aspectos"

O vídeo em questão mostra um trecho de uma declaração de Lula em Fortaleza (CE) na última sexta-feira (2). O presidente falava sobre investimentos em educação na região e, em dado momento, disse que "o Nordeste não quer importar exportar empregada doméstica", em uma referência clara ao desenvolvimento social dos estados nordestinos observado durante seus primeiros governos. 

Bolsonaro, entretanto, transformou a declaração de Lula em um "ataque" à população do Nordeste ao divulgar apenas um trecho recortado da fala do mandatário. O ex-presidente ainda se referiu a Lula como "etílico" e associou jornalistas ao "nazismo". 

"Eles são imparáveis: Se fosse um tal Jair Bolsonaro dizendo que o Nordeste exporta 'empregadas domésticas', o mundo viria abaixo, mas como é o etílico distribuidor de pix a jornazistas amigos e filhote do sistema, tudo bem", escreveu o ex-presidente. 

O que disse Lula 

A declaração de Lula, entretanto, foi bem mais ampla do que simplesmente dizer que o Nordeste "não quer exportar empregadas domésticas". 

Lula, na verdade, afirmou: 

“Eu quero nordestino indo para o sul do país de férias, para passear, para estudar, e não para matar a fome ou para trabalhar de servente de pedreiro. Eu ficava ofendido quando diziam para mim: ‘Quer contratar empregada doméstica, vai no Nordeste. Quer contratar ajudante de pedreiro barato? Vai para o Nordeste’. É importante dizer agora: ‘O Nordeste está de cabeça erguida, e o Nordeste não quer exportar empregada doméstica, ele quer exportar professor, físico, químico, médico engenheiro". 

Durante o evento em questão, ministros de Lula chegaram, inclusive, a citar a declaração de Bolsonaro afirmando que o Nordeste "é a pior região em todos os aspectos". 

“Isso é um grande desrespeito ao povo nordestino. Porque se tem um povo aguerrido, um povo trabalhador. Um povo que é parte da solução do Brasil é o povo nordestino. Infelizmente, declarações como essa só fazem denegrir a imagem da nossa gente nordestina”, disse Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos. 

“Como nordestino, me senti desrespeitado. Dizer que o nordeste é pior em todos os aspectos, antes de mais nada, é desconhecer a região”, afirmou, por sua vez, Renan Filho, ministro dos Transportes.