ELEIÇÕES 2024

Camilo e Lula são os padrinhos políticos mais fortes em Fortaleza; Bolsonaro e Ciro, os mais fracos

Pesquisa Quaest avaliou o grau de influência do apoio de personalidades políticas na capital cearense

Lula e Camilo Santana durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Campus Zona Leste da Unifesp, em São PauloCréditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (22), encomendada pela TV Verdes Mares, avaliou a influência que teria no voto do eleitor de Fortaleza (CE) o apoio de algumas figuras políticas a um dos candidatos.

A questão colocada aos entrevistados foi "Imagine que (nome de um dos políticos) decida apoiar um candidato, mas você nunca ouviu falar dele. (Nome de um dos políticos) garante que o candidato é bom e é o melhor para a cidade, você votaria nele?".

Foram elencados seis nomes: o ministro da Educação, Camilo Santana (PT); o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

O mais influente foi Camilo Santana, que governou o Ceará em dois mandatos. Nessas condições, 39% dos entrevistados afirmaram que votariam no candidato indicado, 58% não votariam e 3% não souberam ou não responderam. Em seguida veio o presidente Lula, com 33% afirmando que votariam em alguém indicado por ele mesmo sem conhecer, 63% não votariam e 4% não souberam ou não responderam.

Abaixo dos dois vieram o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, com 28% dizendo que votariam, 69% afirmando que não e 3% não souberam ou não responderam. Já o apoio do governador Elmano de Freitas garantiria o voto de 27% dos entrevistados, enquanto 68% não votariam e 5% não souberam ou não responderam.

Se o apoio é do ex-presidente Jair Bolsonaro, 26% disseram que votariam, enquanto 70% afirmaram que não e 4% não souberam ou não responderam. Em relação ao ex-ministro Ciro Gomes, 23% dos entrevistados disseram que votariam no candidato indicado por ele mesmo sem conhecer, enquanto 73% não votariam e 4% não souberam ou não responderam. 

A imagem dos políticos em Caucaia e Juazeiro do Norte

Pesquisas AtlasIntel realizadas em Caucaia e Juazeiro do Norte, os dois maiores municípios cearenses depois de Fortaleza, divulgadas em 19 de agosto, mostram que as imagens de Camilo e Lula são as percebidas de forma mais positiva entre os eleitores dos dois municípios.

Em Caucaia, o ministro da Educação tem uma imagem positiva para 79% dos eleitores e negativa para 11%, enquanto o presidente é percebido favoravelmente por 63% e de forma negativa por 33%. Elmano de Freitas tem 47% de avaliações positivas e 46% de negativas, enquanto Ciro Gomes tem imagem positiva de 41% e negativa para 39%. Seu irmão, o senador Cid Gomes (PSB), tem 39% de imagem positiva e 42% de negativa. Bolsonaro é o mais mal avaliado, com 28% de menções positivas e 69% de negativas.

Já em Juazeiro, Camilo tem 80% de percepção positiva, com 16% de negativa. Lula alcança 70% de menções positivas, e 19% de negativas, enquanto Elmano tem 55% e 23%, respectivamente. Na cidade, Cid é bem melhor avaliado que o irmão Ciro, com 52% de imagem positiva contra 30%, e avaliações negativas de 26% e 54% respectivamente. Apenas 18% dos juazeirenses veem Bolsonaro positivamente e 78% o enxergam de forma negativa.