ELEIÇÕES 2024

Prefeito de Porto Alegre se autodeclara pardo após 9 eleições concorrendo como branco

Sebastião Melo diz que é "reparação histórica", mas adversários rebatem: "Reparação financeira"

O prefeito de Porto Alegre (RS) Sebastião Melo.Créditos: Rafael Rosa/Agencia Enquadrar/Folhapress
Escrito en POLÍTICA el

O prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB), vai concorrer à reeleição em uma condição inédita em toda sua trajetória política. Em seu registro junto à Justiça Eleitoral, ele se autodeclarou, pela primeira vez, como pardo. 

Ao todo, Sebastião Melo já disputou 9 eleições, sendo a primeira a deputado estadual em 1994, passando por várias candidaturas a vereador e, a última, em 2020, pleito pelo qual se elegeu para o comando do Executivo da capital gaúcha. Em todas elas, o emedebista havia se autodeclarado como branco

A mudança para pardo vem gerando controvérsias. Em nota, o MDB fez "uma correção histórica em relação à cor” de Sebastião Melo. 

Adversários do prefeito, entretanto, questionam a mudança. "Depois de disputar 11 eleições, Sebastião Melo resolveu dizer que é pardo. A única correção que ele está fazendo é financeira. Oportunista!", disse, por exemplo, a deputada estadual Laura Sito (PT-RS). 

A legislação eleitoral brasileira prevê um incentivo para aumentar a representatividade de negros e pardos. Os partidos recebem recursos adicionais do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo Partidário, proporcionais à quantidade de candidatos negros ou pardos que lançam. Isso visa promover maior inclusão racial na política e equilibrar a distribuição de recursos entre candidatos.

Pesquisa em Porto Alegre 

Segundo a última pesquisa Atlas Intel sobre a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, divulgada em 20 de junho, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) lidera com 30,2% das intenções de voto, superando o atual prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), que registra 24,8%. 

Any Ortiz (Cidadania) é a terceira colocada, com 9,1%. Na sequência aparecem a vereadora Comandante Nádia (PL), com 8,5%, a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), com 8,2%, e o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), com 6,7%.

Veja os números

  • Maria do Rosário (PT): 30,2%;
  • Sebastião Melo (MDB): 24,8%;
  • Any Ortiz (Cidadania): 9,1%;
  • Comandante Nádia (PL): 8,5%;
  • Juliana Brizola (PDT): 8,2%;
  • Felipe Camozzato (Novo): 6,7%;
  • Fabiana Sanguiné (PSTU): 1,3%;
  • Doutor Thiago Duarte (União): 1,3%;
  • Não sei: 2%;
  • Voto branco/nulo: 7,9%