ELEIÇÕES 2024

Pesquisa Ipespe em Palmas (TO) mostra PL e Podemos na frente

Levantamento traz candidatos no limite do empate técnico

Palmas tem disputa centrada em três candidaturas à prefeitura do municípioCréditos: Flávio André - MTUR
Escrito en POLÍTICA el

O Ipespe divulgou nesta segunda-feira (19) uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Palmas (TO), contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).

Segundo o levantamento, a deputada estadual bolsonarista Janad Valcari (PL) lidera com 38%, seguida pelo também parlamentar estadual Eduardo Siqueira Campos (Podemos) com 32%. Os dois estão dentro do limite de empate técnico, já que a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos

O deputado estadual Junior Geo (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 17%, e Lúcia Viana (Psol/Rede) pontua com 1%. Votos brancos e nulos somam 6% e não sabem ou não responderam outros 6%.

Em relação à rejeição, 38% disseram que não votariam em Lúcia Viana, enquanto 34% rejeitariam a escolha de Janad Valcari. O candidato Junior Geo é rejeitado por  30% e Eduardo Siqueira Campos não seria votado por 27%.

A pesquisa foi registrada sob número TO-08754/2024 e o instituto ouviu 800 eleitores entre os dias 14 e 17 de agosto.
 

A disputa eleitoral em Palmas (TO)

Na capital do Tocantins, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos representa a coligação Juntos Podemos Agir, que envolve Podemos, Agir e PRTB. Ele foi o primeiro prefeito eleito de Palmas, em 1992, quando era filho do então governador Siqueira Campos. Já foi deputado federal e também senador.

Janad Valcari conta com o apoio do bolsonarismo e do próprio ex-presidente, que venceu em 2022 na cidade com 60% dos votos no segundo turno. Sua coligação União de Verdade conta com PL, Republicanos, União Brasil, Avante, MDB, PP, PRD, DC, Solidariedade e PMB.

Já o Professor Junior Geo conseguiu juntar em torno de si, na coligação Palmas Avança, adversários históricos em nível nacional com a Federação PSDB-Cidadania e a Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), além do PSD. Ele é o candidato da atual prefeita, Cinthia Ribeiro, que cumpre seu segundo mandato.

Servidora federal por 34 anos, Lúcia Viana entrou na reta final da pré-campanha substituindo Charleide Matos, que desistiu para ser candidata à vereadora.