ELEIÇÕES 2024

Folha põe Datafolha na rua para ver se campanha contra Maduro está dando certo

Datafolha foi às ruas pesquisar sobre eleições na Venezuela, mas visando eleições no Brasil, especialmente a de São Paulo

Créditos: Presidencia El Salvador, CC0, via Wikimedia Commons
Escrito en POLÍTICA el

Só pode ser esse o sentido da pesquisa Datafolha divulgada hoje, que procurou saber do eleitor paulistano se ele estava informado sobre as eleições... na Venezuela.

O que tem a ver o eleitor paulistano, que vai eleger prefeito e vereadores dentro de poucos dias, com a eleição presidencial venezuelana?

No questionário da pesquisa enviado ao TSE para registro estão lá algumas questões sobre as eleições na Venezuela. 

E a Folha e os outros membros do clube da mídia hereditária (Globo, Estadão) devem estar satisfeitos com o resultados. A campanha sistemática contra Maduro funcionou.

 

79% dos entrevistados acham que pode ter havido fraude nas eleições.

 

No entanto, na mesma pesquisa, a maioria confessa que não se considera bem informada sobre as eleições na Venezuela.

24% julgam estar bem informados, mas 31% julgam estar mais ou menos informados e 12% mal informados. É esta a divisão dos 67% dos que tomaram conhecimento do resultado das eleições.

Ainda assim, desinformados como se confessam, quando perguntados se acham que houve fraude 88% respondem que sim.

Logo, a maciça campanha da mídia hereditária e dos grandes portais de internet de que são proprietárias de que o presidente da Venezuela Nicolás Maduro é um ditador e de que as eleições foram fraudadas colou — pelo menos na maioria do eleitorado paulistano.

Isso naturalmente será usado contra Guilherme Boulos, que é candidato do PSOL e do PT de Lula, que será associado ao "ditador" Maduro e à tal "fraude" não provada, que teria ocorrido na Venezuela.

Tudo o que se puder colar de negativo em Boulos será bem-vindo para a mídia hereditária, especialmente a Folha, que durante bom tempo (até que o esquema fosse desmascarado) ganhou dinheiro da prefeitura de Ricardo Nunes travestindo de reportagens do jornalão o que na verdade era propaganda de ações da prefeitura .

A pesquisa Datafolha ouviu 1.092 pessoas de 16 anos ou mais, presencialmente, em São Paulo nos dias 6 e 7 de agosto. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.