DIÁLOGO INTERNACIONAL

A conversa de Lula com o primeiro-ministro do Reino Unido sobre barrar a extrema direita

Presidente brasileiro telefonou para Keir Starmer, recentemente indicado para o comando do Reino Unido após vitória avassaladora do Partido Trabalhista

Keir Starmer com o presidente Lula na COP28.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após conversar com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden sobre as eleições na Venezuela, telefonou na manhã desta quarta-feira (31) para o primeiro-ministro do Reino Unido Keir Starmer

Esta foi a primeira conversa entre Lula e o Starmer após a recente vitória avassaladora do Partido Trabalhista nas eleições britânicas e a posse do novo primeiro-ministro. 

Segundo o Palácio do Planalto, no diálogo de cerca de 15 minutos, Lula conversou com Starmer sobre o avanço da extrema direita no mundo.

O presidente brasileiro convidou o primeiro-ministro britânico da "reunião dos países democráticos contra o extremismo". Trata-se de Cúpula da Democracia, evento articulado por Lula e pelo presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que será realizado em setembro na cidade de Nova York (EUA), na esteira da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Entre outros assuntos, Lula e Starmer conversaram sobre o G20, grupo das 20 maiores economias do mundo atualmente presidido pelo Brasil e cuja cúpula será realizada em novembro no Rio de Janeiro, e sobre a Aliança Global Contra a Fome, iniciativa capitaneada pelo presidente brasileiro que visa reduzir a desigualdade social no mundo com a taxação dos super-ricos. 

"O presidente brasileiro ressaltou que deseja reforçar os laços bilaterais e recordou que em 2025 serão celebrados 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido. Reforçou que conta com a presença do primeiro-ministro Starmer na Cúpula do G-20, em novembro próximo, e enfatizou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no dia 24 de julho corrente. Lula convidou o Reino Unido a aderir à iniciativa, uma das propostas prioritárias do Brasil à frente da presidência do grupo", diz comunicado do Planalto. 

A expectativa é que Starmer visite o Brasil até mesmo antes da cúpula do G20, atendendo a um convite de Lula. Há 15 anos que um primeiro-ministro do Reino Unido não vem ao país.