NÚCLEO LAVAJATISTA

Eleita por São Paulo, Rosangela Moro quer ser vice-prefeita de Curitiba

A deputada federal foi anunciada como candidata do União Brasil na capital paranaense

SP ou Paraná? Decisão de Rosangela reacende debate sobre seu domicílio eleitoralCréditos: Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Nesta segunda-feira (29), o União Brasil do Paraná anunciou que a deputada federal eleita por São Paulo Rosângela Moro será candidata à vice-prefeitura de Curitiba com o deputado estadual Ney Leprevost, que é pré-candidato a prefeito da capital pelo partido. 

Ela foi eleita por SP, mas transferiu seu título eleitoral para o Paraná, seu estado de origem, no início do ano, após especulações de uma possível cassação de Sergio Moro. No fim, a alão de Moro não teve continuidade.

Na época, o grupo de advogados progressistas Prerrogativas chegou a acusar a deputada de estar realizando um "estelionato eleitoral", afinal, em menos de dois anos de cargo já mudou seu domicílio eleitoral.

Agora, ela vai para as cabeças para tentar ser a primeira membra do grupo morista a tentar uma ida para o executivo.

Sergio Moro planeja uma eventual candidatura para o governo do estado em 2026 e tem trabalhado para inserir seus aliados em candidaturas ao redor do estado, segundo o Painel da Folha.

Em março, ela foi alvo de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que a obrigou a devolver R$ 28 mil para Tesouro Nacional. A Corte aprovou suas contas de campanha, porém não completamente.

A ressalva foi justamente a imposição da devolução dos valores. Um dos problemas da campanha? A emissão de passagens aéreas entre São Paulo e Curitiba que, segundo o TRE, não estava devidamente justificada.