Pesquisa realizada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que Guilherme Boulos (PSOL) não só lidera a disputa pela prefeitura da capital paulista no primeiro turno, mas também venceria o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) em um eventual segundo turno com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No cenário espontâneo de primeiro turno, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Boulos aparece na liderança com 18% das intenções de voto. Nunes, por sua vez, soma 15%, enquanto o terceiro lugar fica com Pablo Marçal (PRTB), que tem 6%.
Veja os números:
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Boulos também lidera com 26% das intenções de voto, enquanto Nunes vem na sequência com 22%.
Confira:
Segundo turno
O dado que mais chama atenção na pesquisa é a virada de Boulos sobre Nunes no segundo turno levando em consideração o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em um primeiro cenário de segundo turno simulado pela FESPSP, Nunes venceria Boulos com 43% contra 36%.
A situação se inverte, entretanto, quando os eleitores são avisados sobre o fato de que Lula apoia Boulos e de que Jair Bolsonaro apoia Nunes. Nesta condição, com o apoio do presidente da República, Boulos vence Nunes por 46% a 38%.
Veja:
A pesquisa da FESPSP contou com 1500 entrevistas feitas em toda a cidade de São Paulo entre os dias 16 e 19 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.