A vereadora Josie Dartora (PV), candidata à prefeitura de Caieiras (SP) pela federação PT/PV/PCdoB, foi alvo de ameaça de morte feita por dois aliados do atual prefeito da cidade, o bolsonarista Gilmar Lagoinha (PL).
As ameaças constam em uma gravação de uma videochamada que passou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (23). No registro, Felipe Lima Franco, candidato a vereador pelo Solidariedade na cidade vizinha Franco da Rocha, empunha uma arma de fogo, profere frases ameaçadoras e faz gestos obscenos em referência a Josie Dartora.
"Tá chamando a Josie de Jo, já? Aqui, ó... Ela vai ser prefeita aqui, ó [mostra o dedo do meio]. Porque a gente briga, fala com a verdade. Aqui a gente defende Caieiras na bala [mostra a arma]".
Na sequência, um segundo homem aparece no vídeo e faz uma ameaça mais explícita. Trata-se de Henrique Stocco, assessor do vereador Juninho (PP), de Caieiras, que também é aliado do atual prefeito da cidade e que, inclusive, foi cotado para ser vice na chama de Lagoinha.
"Prefeita só se for no cemitério", dispara Stocco. "É na bala se for preciso defender a honra de Caieiras", emenda Felipe Lima Franco.
Veja o vídeo obtido com exclusividade pela Fórum:
À reportagem da Fórum, um membro da campanha de Josie Dartora revelou que a vereadora é alvo constante de ameaças de morte em Caieiras e que por isso, atualmente, só circula sob escolta de seguranças. A candidata à prefeitura, após o vídeo dos aliados do atual prefeito a ameaçando, compareceu a uma delegacia de polícia e registrou um boletim de ocorrência.
Através das redes sociais, a vereadora agradeceu a solidariedade que vem recebendo.
O que dizem os envolvidos
Em nota, Felipe Lima Franco, o que aparece mostrando a arma no vídeo, disse que pediu desculpas à Josie Dartora e que seu partido, o Solidariedade, decidiu retirar sua candidatura a vereador em Franco da Rocha, bem como desfiliá-lo da legenda.
"Reafirmo meu pedido de desculpas públicas à Josie Dartora por minhas falas e comportamento extremamente desrespeitosos", escreveu.
Confira:
A presidente do Solidariedade em Franco da Rocha, Lorena Oliveira, também se manifestou sobre o caso, afirmando que "não basta repudiar, é preciso agir", prestando solidariedade à vereadora de Caieiras e confirmando a retirada da candidatura de Felipe Lima Franco.
O outro homem que aparece no vídeo das ameaças dizendo que "prefeita só se for no cemitério", Henrique Stocco, não se pronunciou sobre o caso até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para eventual manifestação.
O prefeito de Caieiras, Gilmar Lagoinha, por sua vez, se limitou a dizer que "começaram a apelar para a baixaria", sem prestar solidariedade a Josie Dartora e sem citar diretamente seus aliados políticos que aparecem no vídeo da ameaça.