ELEIÇÕES 2024

Pesquisa Quaest no RJ: Eduardo Paes lidera com 49%; Ramagem tem 13% e Tarcísio Motta 7%

Em cenário reduzido, com apenas cinco nomes apresentados aos entrevistados, Paes também lidera, com 52% de intenções de voto

Eduardo Paes lidera pesquisa Quaest em dois cenários diferentesCréditos: Victor Tarcitano/Creative Commons
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa da Quaest divulgada na manhã desta quarta-feira (24) traz o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) na liderança da disputa pela prefeitura da capital fluminense, com 49% das intenções de voto.

Em seguida, no cenário que são apresentados os nomes de dez pré-candidatos, aparecem os deputados federais Alexandre Ramagem (PL), que tem 13%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 7%. 

Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União Brasil) tem 3% das intenções de voto cada. Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP) aparecem com 2%; Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PCdoB) têm 1% cada e Henrique Simonard não pontuou. Dani Balbi, que teve seu nome incluído na pesquisa, não disputará a prefeitura, já que seu partido já anunciou apoio a Eduardo Paes.

Segundo a Quaest, 4% dos entrevistados estão indecisos e 15% afirmaram que votarão em branco, nulo ou não pretendem votar na eleição.

No cenário em que são apresentados os nomes de cinco dos pré-candidatos, Paes aumenta sua vantagem, chegando a 52% dos votos, seguido por Ramagem, com 14%; Tarcísio Motta, 10%; Rodrigo Amorim, 3%, e Marcelo Queiroz, com 2%. Os entrevistados que se disseram indecisos chegam a 4% e afirmaram que votarão branco, nulo ou não vão votar 15%.

Avaliação de Eduardo Paes

A pesquisa da Quaest também trouxe a avaliação dos eleitores cariocas em relação à gestão do prefeito Eduardo Paes e 45% dos entrevistados classificam o seu governo como positivo, enquanto 35% avaliam o atual mandato do prefeito como regular, e 18% tem uma avaliação negativa da administração municipal. Outros 2% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.

No levantamento anterior, eram 35% os que avaliavam positivamente a gestão, com 38% a classificando como regular e 24% com uma avaliação negativa.

O instituto Quaest divulga nesta quarta-feira (23) pesquisa de intenção de voto para a prefeitura do Rio de Janeiro. Foram ouvidas 1.104 pessoas entre os dias 19 e 22 de julho e a margem de erro da sondagem é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.