O ex-prefeito de Teresina (PI) Sílvio Mendes (UB), que tenta novamente governar a capital piauiense, está fazendo de tudo para colar sua imagem no eleitorado evangélico da cidade. No encontro G12 das Igrejas Evangélicas, realizado no sábado (13), no Theresina Hall, o pré-candidato reforçou sua intenção e destacou a força política das comunidades evangélicas. “Eu tenho essa missão de cuidar de uma cidade que a gente ama e tenho que preservar sua fé e sua crença em Deus”, comentou.
Na última terça-feira (9), Sílvio assinou uma carta de compromisso com 11 pontos apresentados pela Frente Evangélica de Teresina, entre os quais se destacam ser contra o aborto e a liberação de drogas, ser a favor do Estado de Israel e do casamento conforme descrito pela Bíblia, ou seja, o ex-prefeito subscreve exatamente as pautas morais que o fundamentalismo religioso tenta impor, de forma unilateral, no Brasil, aniquilando totalmente o pressuposto constitucional de Estado laico.
Te podría interesar
No final do encontro G12 das Igrejas Evangélicas, organizado pela Igreja Batista Nacional Filadélfia e, em Teresina, pelo pastor Marcos Sérgio, como é comum em eventos de evangélicos bolsonaristas, realizou-se um ato de oração pelo pré-candidato, reforçando o apoio das comunidades evangélicas presentes ao evento à sua candidatura.
Caso de racismo na candidatura passada
Na campanha ao governo do estado do Piauí, em 2022, na qual perdeu para o petista Rafael Fonteles, Silvio Mendes proferiu ofensas racistas à jornalista Katya D’Angelles, que o entrevistava, ao ser questionado sobre políticas de gênero e etnicorraciais. “Katya, eu imagino, eu que te conheço desde o Diário do Povo, eu imagino quantas discriminações você já sofreu. Você que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente”, disse naquela oportunidade.
O fato causou grande repercussão à época, gerando reações imediatas da comunidade negra, principalmente das mulheres negras do Piauí.
Candidato de Ciro Nogueira
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL), tem investido seu capital político para viabilizar a candidatura de Sílvio Mendes à prefeitura de Teresina. Mendes, que já governou a capital, é a principal aposta do parlamentar para enfrentar a candidatura do PT na cidade.
Enquanto o partido do presidente Lula tem ampliado as articulações para lançar o deputado estadual Fábio Novo como candidato à prefeitura, com negociações conduzidas pelo governador do estado, Rafael Fonteles, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, Ciro Nogueira acredita que Sílvio Mendes é o principal nome para enfrentar o candidato petista. Atualmente, a cidade é administrada por Dr. Pessoa (Republicanos), que também pretende disputar a reeleição.
G12
Causadora de grandes polêmicas entre as igrejas evangélicas, a Visão Celular dos 12, ou G12, foi criada pelo pastor colombiano César Castellanos Domínguez, da Missão Carismática Internacional. Introduzida no Brasil em 1998 pelo Apóstolo Renê Terra Nova, fundador do Ministério Internacional da Restauração, após sua participação em um encontro da MCI em Bogotá, Terra Nova adotou uma nova nomenclatura para a Visão Celular, que passou a se chamar Movimento Celular ou M-12.
O G12 é um movimento que nasceu inicialmente no seio do neopentecostalismo, com o propósito de promover o crescimento das igrejas evangélicas através de pequenos grupos conhecidos como células. Esse movimento é um dos principais vetores de chegada ao Brasil das Teologias do Domínio e da Batalha Espiritual.