O presidente da Cosan no Brasil Rubens Ometto fez elogios ao governo Lula após suas críticas ganharem propulsão na imprensa após declarações contra a MP do Equilíbrio Fiscal proposta pelo ministro da Fazendo Fernando Haddad.
Ometto criticou a proposta do governo, que suspendia os créditos de PIS e Cofins e alterava o regime fiscal subitamente para evitar fraudes, mas depois fez elogios à gestão Lula.
O magnata elogiou fortemente o ministério da Fazenda por conta da celeridade em sua agenda verde e a volta dos combustíveis renováveis à política energética do governo.
Ele é o CEO da Cosan, conglomerado que administra a Mobil, a Comgás, a Raízen e a Shell. Em 17 de janeiro de 2023, Ometto foi o primeiro empresário a se encontrar com Lula no terceiro mandato.
Além disso, elogiou os programas sociais da gestão petista, como o Bolsa Família. Ele também elogiou o reencaminhamento do BNDES no caminho do financiamento de infraestrutura e indústria no Brasil.
No início da semana, o bilionário fez uma forte pressão em Haddad junto com outros setores da burguesia e do agronegócio brasileiro por conta da MP do Equilíbrio Fiscal.
MP do Equilíbrio Fiscal
A MP do Equilíbrio Fiscal inserida por Fernando Haddad, que limita os créditos de PIS/Cofins para compensação da desoneraçãoda folha, o que combateria nesse imposto, além de aumentar a arrecadação do governo no curto prazo, essencial para alcance do déficit zero prometido pelo ministro da Fazenda.
A medida provisória foi rejeitada por empresários, em especial do setor do agro, e a proposta já foi devolvida para o governo pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).