RIO GRANDE DO SUL

VÍDEOS: Panelaços são registrados em Porto Alegre com gritos de “fora Melo”

Sebastião Melo, o prefeito, é apontado como um dos responsáveis pelo colapso climático da capital por conta do desfinanciamento de órgãos ambientais

Frame das imagens do panelaço de Porto Alegre (24/05/2024).Créditos: Reprodução/X
Escrito en POLÍTICA el

Uma série de panelaços foi registrada na noite desta sexta-feira (24) em bairros do centro de Porto Alegre. Nas imagens, que começam a viralizar nas redes sociais, os protestos gritam por "fora Melo", em referência ao prefeito Sebastião Melo (MDB), apontado como um dos responsáveis pelo colapso climático da capital por conta da sua política de desfinanciamento dos órgãos ambientais.

Os investimentos para prevenção de enchentes caíram para zero durante a gestão de Melo. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), por exemplo, conta com um pífio orçamento de R$ 428 milhões e viu, em 10 anos, o número de servidores cair pela metade. Atualmente são 1.072 pessoas trabalhando no órgão.

Ao site Matinal, ex-diretores do antigo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) criticaram a prefeitura, especialmente a atual gestão. Um deles, Carlos Todeschini, que atuou entre 2001 e 2004 no órgão, afirmou que o sistema de proteção não recebeu manutenção e, por isso, falhou.

Após quase um mês de inundações, a União das Associações de Moradores de Porto Alegre protocolou, na última quinta (23), um pedido de impeachment contra o prefeito na Câmara de Vereadores. A admissão do documento será avaliada na próxima segunda-feira (27).

De acordo com o texto, os moradores estão revoltados com o que consideram a "negligência da Prefeitura no cuidado das Estações de Bombeamento e do sistema de drenagem urbana da cidade, e que causaram o maior desastre ambiental e climático da história de Porto Alegre".

Os panelaços desta noite foram registrados na Cidade Baixa e no Centro Histórico, bairros centrais da capital. As imagens foram compartilhadas, entre outros, pela deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS) e pelo cartunista Carlos Latuff.

Assista a seguir