REALIDADE PARALELA

Kim Kataguiri confirma Haddad ao tentar lacrar com vídeo editado e fingir que não foi humilhado

Deputado federal passou por situação vexatória na Câmara ao ser confrontado com a verdade e desafiado pelo ministro, mas em suas redes a versão é outra

Kim Kataguiri e Fernando Haddad.Créditos: Mario Agra/Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) ficou extremamente abalado com a situação vexatória a que foi submetido diante de uma resposta que recebeu do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (22). 

Desde o ocorrido, o parlamentar fez uma série de publicações nas redes sociais sobre o assunto, porém com vídeos editados, legendas com fontes que lembram aquelas utilizadas em videogames e chamadas em cores fortes. Ou seja, tentou "lacrar", confirmando um das acusações feitas por Haddad no embate. 

Em uma dessas publicações, Kataguiri divulgou um vídeo editado da discussão com o ministro com a seguinte legenda: "Haddad veio na comissão para lacrar, fiz 3 perguntas muito simples e ele fugiu de todas elas. Além de ter ficado extremamente irritadinho com as perguntas. Isso é postura de ministro?". 

Reprodução/X Kim Kataguiri

Outra postagem é o link de um vídeo publicado no YouTube cuja imagem e legenda, "Pegou fogo", também lembram aquelas utilizadas para divulgação de produtos voltados a crianças e adolescentes. 

Reprodução/X Kim Kataguiri

Em todas essas publicações o deputado, que é membro do grupo de extrema direita Movimento Brasil Livre (MBL), tenta fingir que não foi humilhado por Haddad após não topar o desafio feito pelo ministro de criticar o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) - seu aliado -, por um imposto estadual que ele havia associado ao governo federal. 

Entenda 

Durante a sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (22) e que contou com a presença do ministro da Fazenda Fernando Haddad, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), conhecido por suas postagens nas redes sociais, tentou fazer graça com o representante do governo Lula, mas acabou sendo humilhado e ficando sem palavras. A discussão girava em torno do imposto sobre compras digitais. 

Em resposta a uma provocação de Kim Kataguiri, Fernando Haddad afirmou ao parlamentar que a medida criticada por eles foi tomada pelos governadores estaduais que ele apoia e desafiou o representante do MBL a criticar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Vocês querem ideologizar o debate, isso é ruim. Vocês passaram pano para o contrabando, estimularam o contrabando. O deputado Kim não sabe que o ICMS é um imposto estadual? O senhor sabe que é um imposto estadual. O senhor deveria estar criticando os governadores. Eu sou a favor do que eles fizeram, eu agradeci aqui […] o ICMS que é cobrado dos marketplaces é estadual. O senhor está querendo atribuir ao governo federal um imposto estadual. Na minha opinião, foi uma decisão correta dos governadores”, iniciou Fernando Haddad. 

“O senhor vai criticar publicamente os governadores que o senhor apoia? Não, né. Não fará isso. Pegue o microfone e fale mal do Tarcísio. Vamos lá, coragem!”, debochou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O deputado Kim Kataguiri ficou desconcertado e sem palavras. 

Veja vídeo: