SEM CHANCE DE REAÇÃO

VÍDEO: Veja como surge uma fake news bolsonarista e como destruí-la

Ministro Fernando Haddad foi cirúrgico com o deputado extremista Filipe Barros, que veio até com gráfico para espalhar uma mentira muito disseminada pela extrema direita

O deputado bolsonarista Filipe Barros e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.Créditos: TV Câmara/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mostrou ao Brasil nesta quarta-feira (22) como se deve proceder quando uma fake news espalhada pelos bolsonaristas é identificada. O fato ocorreu durante uma sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e acabou por desarmar totalmente o autor da mentira deslavada, deputado Filipe Barros (PL-PR).

Haddad foi questionado pelo parlamentar de extrema direita com base numa informação totalmente distorcida de que o atual governo, liderado pelo presidente Lula (PT), teria o pior déficit primário da História do Brasil. O radical trouxe até um gráfico para mostrar que, de fato, o índice em 2023 foi o pior já visto. No entanto, é infantilmente simples explicar os números: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em seu último ano de mandato, o de 2022, deixou o maior calote de todos os tempos, sobretudo com os estados da federação, que precisou ser pago por seu sucessor no ano seguinte. Ou seja, Lula gastou um caminhão de dinheiro para saldar as dívidas do antecessor.

“Eu queria me deter um pouco na fala do deputado Filipe [Barros]... Deputado, não leve a mal o que eu vou dizer, e eu vou dizer com a mesma calma que eu tenho tido aqui... Não vale a pena trabalhar com fake news, não é uma coisa que vai ajudar o país... Eu vou dar um exemplo pro senhor: o senhor tá colocando na conta deste governo o pagamento do calote de precatórios do governo anterior... O senhor... O senhor, eu não sei quanto gosta dos livros, porque o senhor está pedindo para eu voltar aos livros, mas eu recomendaria que o senhor se detivesse aos comunicados que a Fazenda faz... Quando a gente paga o calote do governo anterior, o senhor colocar isso na conta do governo do presidente Lula, que nunca deu calote... Só teve dois presidentes que deram calote desde a redemocratização: o Collor e o Bolsonaro... Ninguém mais deu calote aqui, você podia fazer oposição e tal, podia ser situação, não importa... Fernando Henrique, Lula, Dilma... Ninguém deu calote... O Collor deu calote, quase destruiu aí parte da economia brasileira, e o Bolsonaro deu calote... Aí vem um presidente e paga o calote... ‘Ah, olha o déficit que o presidente Lula fez’... Esse déficit, deputado, não é nosso... O filho é teu! Tem que assumir! Tem paternidade... Faz um exame de DNA que o senhor vai saber quem deu o calote”, começou dizendo Haddad para um Filipe Barros totalmente sem-graça e desconcertado.

O ministro ainda deu outras explicações óbvias para refutar a baboseira do deputado bolsonarista, que não gostou da resposta e ainda teve que ouvir aplausos de parte das pessoas que acompanhavam a sessão:

Veja o vídeo: