Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta terça-feira (14), o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira garantiu que a população brasileira não terá falta de estoque de arroz.
Os preços, inclusive, devem abaixar nas próximas semanas e a estimativa, segundo a imprensa, é de que o saco de cinco quilos chegue aos R$ 20.
"O presidente Lula decidiu e através da Conab, está vinculado ao nosso Ministério, está comprando um milhão de toneladas de arroz e 500 milhões de reais destinadas à compra", afirmou Teixeira.
"Nós vamos comprar no exterior, nos países vizinhos, Paraguai, Argentina e Uruguai", afirma. "Mas, ao mesmo tempo, tem um esforço do governo em trazer o arroz que está no Rio Grande do Sul. Isso é, o arroz estocado, que não foi perdido, não foi encharcado pelas enchentes, esse arroz também será vinculado, não faltará arroz", completou.
Combate às fake news
O ministro afirmou que a situação do Rio Grande do Sul abriu um portal de fake news, inclusive por conta da questão do abastecimento alimentar.
"Uma dessas fake news que circulou bastante foi em relação ao desabastecimento, que começou a circular que ia faltar arroz, que as pessoas tinham que comprar, não teve até supermercado que colocou proibido levar mais de uma unidade", relatou Paulo Teixeira.
"Isso criou uma situação de desespero. As pessoas iam pro supermercado e pediam pra comprar um monte de arroz, gastando dinheiro que não podiam gastar às vezes", afirmou. "Por isso que eu acho que cabe a nós esclarecer, não faltará arroz, não haverá desabastecimento", disse.
Teixeira ainda se referiu aos propagadores de mentiras sobre o RS como "meliantes", "que não dão nenhuma solidariedade, mas desinformam, desorganizam, ajudam a confundir o povo que está vivendo nesse sofrimento", continua.
Confira a entrevista completa de Paulo Teixeira ao Fórum Onze e Meia desta terça-feira (14):