1º DE MAIO

Lula deve destacar geração de emprego e renda em ato do Dia dos Trabalhadores

Evento organizado pelas principais centrais sindicais do Brasil também terá uma série de atrações culturais

Lula deve destacar geração de emprego e renda em ato do Dia dos Trabalhadores.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Sob o tema "Por Um Brasil Mais Justo", acontece nesta quarta-feira (1) evento que marca a comemoração do Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, que será realizado no Estacionamento Oeste da Neo Química Arena, Estádio do Corinthians, a partir das 10h, na zona leste da cidade de São Paulo.

De acordo com informações da Central Únicas dos Trabalhadores (CUT), o presidente Lula (PT) deve discursar por volta das 12h. Em sua fala, o mandatário deve destacar a geração de emprego e renda.

Além da geração de emprego e renda, Lula também deve centrar o seu discurso na isenção de Imposto de Renda (IR) para aqueles que ganham até dois salários mínimos, o crescimento econômico do país registrado nos índices recentes e o desenvolvimento social.

Lula chega ao 1º de Maio munido de uma série de dados para destacar, principalmente no que diz respeito à criação de empregos com carteira assinada.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta terça-feira (30), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), revelaram um saldo positivo de 244 mil postos de trabalho formais criados em março deste ano.

No acumulado dos últimos 15 meses, ou seja, desde o início do governo Lula, foram mais de 2,2 milhões de empregos com carteira assinada criados.

Outro dado importante diz respeito ao rendimento da população, que cresceu 1,5% nos primeiros três meses de 2024 em relação ao trimestre anterior, chegando a R$ 3.123, mostrando o impacto da valorização do salário mínimo e do crescimento da economia nos últimos três meses.

Pelo sexto ano consecutivo, as Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Pública fazem, de forma unificada, o ato político nacional do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

Política e cultura

O ato em alusão ao 1º de Maio terá dois momentos: a partir das 10h, o ato político das centrais sindicais, com as falas de lideranças sindicais, convidados e convidadas que representam o movimento popular e a sociedade civil organizada, parlamentares, lideranças partidárias, ministros e autoridades do governo federal. Este momento será encerrado com a fala do presidente Lula.

Após as manifestações políticas, será realizado o Festival Cultura e Direitos, que terá uma série de apresentações, entre elas: Paula Lima, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Trio da Lua- Na trilha do Xaxado, Taty Dantas, Dexter, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Arnaldo Tiffu, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles, Doce Encontro, e Sérgio Loroza e Pameloza (apresentadores).

 

Serviço

  • O acesso do público será pelo Portão do Estacionamento Oeste
  • O Público passará por pórticos com detectores de metais e revista em bolsas e mochilas
  • A entrada de ambulantes no espaço reservado ao público está proibida
  • Está proibida a entrada de objetos cortantes, perfurantes, rígidos, fogos de artifício, latas, garrafas (inclusive plásticas)
  • As bebidas vendidas serão servidas diretamente em copos (assim como é feito em estádios de futebol).
  • Não será permitida bebida alcoólica dentro do estacionamento
  • Haverá 04 pontos para distribuição de água potável.

SEGURANÇA E SAÚDE

  • 120 banheiros químicos
  • 02 postos médicos
  • 02 ambulâncias UTI de plantão
  • Contingente policial que será definido e destacado pelos órgãos públicos de segurança

COMO CHEGAR

  • Para quem irá de Metro - Estações Artur Alvim e Corinthians Itaquera