ME AJUDA AÍ, PÔ

Datena deixa o PSB 3 meses após filiação e entra no PSDB para ser vice de Tabata

Essa já é a 11ª filiação partidária do apresentador, que sempre anuncia candidatura e, no fim das contas, desiste

José Luiz Datena.Créditos: Reprodução/Band
Escrito en POLÍTICA el

O apresentador José Luiz Datena, menos de 4 meses após se filiar ao PSB, vai deixar o partido para entrar no PSDB. A filiação à legenda tucana será oficializada nesta quinta-feira (4) em São Paulo (SP). 

Em dezembro de 2023, quando foi filiado ao PSB, Datena já era cotado para ser o candidato a vice na chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) à prefeitura de São Paulo. Com sua ida para o PSDB, a ideia segue sendo que ele seja candidato a vice-prefeito, mas desta vez com a chapa contando com duas siglas. 

"A migração do Datena foi uma construção conjunta da campanha da Tabata e do PSDB. Com a filiação, a Tabata conseguiu juntar os dois principais ativos que estavam na mesa: o Datena como vice e o apoio do PSDB, que ganhou as duas últimas eleições na capital", disse Orlando Faria, coordenador político da campanha da deputada federal, ao jornal Folha de S. Paulo. 

De Bolsonaro a Boulos 

José Luiz Datena, que atualmente apresenta o programa "Brasil Urgente", da Band TV, já ensaiou candidaturas a diferentes cargos políticos, por diferentes partidos, em vários anos. Já cogitou do Senado à prefeitura de São Paulo, mas desistiu de última hora em todas as ocasiões. A ida do apresentador ao PSDB representa sua 11ª filiação partidária - ele já passou por PT, PP, PRP, DEM, MDB, PSL, UNIÃO, PSC, PDT e PSB. 

Quanto a lideranças políticas, Datena já circulou por grupos que vão de Jair Bolsonaro a Guilherme Boulos (PSOL-SP). Em determinado momento durante o último governo, chegou a ser considerado um bolsonarista. O apresentador, entretanto, mantém relação de amizade com Boulos e se reuniu com o deputado federal para discutir cenário eleitoral. 

Boulos, entretanto, também é pré-candidato à prefeitura de São Paulo e terá como sua candidata a vice a ex-prefeita Marta Suplicy, que recentemente retornou ao PT. 

"Moscou urgente"

Em 2020, após anunciar um "rompimento" com Jair Bolsonaro, Datena passou a ser tachado de "comunista" por bolsonaristas e foi alvo, inclusive, de uma montagem com a frase "Moscou Urgente", em referência ao nome de seu programa.

"Olha lá. O senhor acha legal isso aí, presidente? Quem produz isso aqui? É gente decente da rede social? O senhor acha que eu sou comunista?", questionou Datena ao vivo em seu programa, exibindo a montagem e se dirigindo a Jair Bolsonaro. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar