ANAC

Caso Joca: governo abre consulta pública sobre transporte aéreo de animais

Anac quer entender como transporte de animais pode ser melhorado após tragédia em voo da Gol

Escrito en POLÍTICA el

A  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu uma consulta pública à população para debater sobre o tema de transporte aéreo de animais.

O debate se iniciou após a morte de Joca, cão da raça golden retriever que morreu após ser "extraviado" ao ser transportado pela Gollog, agência de transporte da companhai aérea Gol na segunda-feira (22).

Além da consulta, haverá audiência e sessão pública na sede da Anac na quinta-feira (2), às 14h, para ouvir entes da sociedade civil e organizada para melhorar as regras de transportes de animais.

A participação social no aprimoramento dos procedimentos de transporte aéreo de animais segue as orientações estabelecidas pelo Ministério de Portos e Aeroportos em colaboração com a Anac. Durante o processo de consulta específica, a Agência está aberta para receber ideias e recomendações das empresas aéreas que prestam esse serviço no Brasil.

"A audiência pública presencial será transmitida pelo canal da ANAC no Youtube , a partir das 14h. As pessoas interessadas em realizar manifestação verbal durante a sessão deverão se inscrever por meio do e-mail secretaria.geral@anac.gov.br até as 11 horas do dia 2 de maio de 2024, devendo identificar a empresa ou entidade que representa, quando for o caso", explica comunicado da Agência Gov.

O que é o caso Joca?

Na última segunda-feira (22), após um erro de destino, um cachorro da raça golden retriever de cinco anos que era transportado pelo Gollog, empresa da Gol, morreu.

O animal deveria ter seguido do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), no mesmo voo de seu tutor. Por um erro, ele foi colocado num avião que embarcou para Fortaleza (CE).

A empresa aérea mandou o animal, que se chamava Joca, de volta para Guarulhos. Quando o dono chegou para encontrá-lo, o cão estava morto.

O governo federal notificou a Gol pela morte do animal e deseja mais explicações sobre as circunstâncias da morte e do transporte de animais pela companhia.

Temas