O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, se manifestou de forma oficial nesta quarta-feira (10) sobre os ataques que tem recebido do bilionário norte-americano Elon Musk, dono da rede ‘X’ (antigo Twitter), na esteira de uma ação orquestrada pela extrema direita brasileira para tumultuar o ambiente político no país. A fala foi durante uma sessão virtual do STF, transmitida pela TV Justiça.
“O STF, a população brasileira e as pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão. Liberdade da expressão não é liberdade para proliferação do ódio, do racismo e da homofobia. Sabem que liberdade de expressão não liberdade de defesa da tirania. Talvez alguns alienígenas não saibam, mas passaram a aprender e tiveram conhecimento da coragem e seriedade do Poder Judiciário brasileiro”, disparou Moraes, após agradecer as palavras do colega Gilmar Mendes.
Mendes, aliás, mandou também um recado duríssimo aos defensores da barbárie digital que aplaudem Elon Musk, escondidos atrás de uma pretensa “liberdade de expressão” que, na verdade, quer uma licença ilimitada para cometer crimes nas redes e fazer proliferar o ódio, a violência e a intolerância no ambiente virtual.
“Acredito que as manifestações veiculadas na rede social X apenas comprovam a necessidade de que o Brasil, de uma vez por todas, regulamente de modo mais preciso o ambiente virtual, como, de resto, ocorre com grande parte dos países democráticos europeus”, acrescentou Mendes.
Veja o vídeo com a manifestação de Alexandre de Moraes: