Não bastasse todo o mal causado ao país em seus quatro anos como presidente, principalmente em sua administração da pandemia da COVID-19, Bolsonaro continua causando estragos ao país. Agora, evento organizado por ele na Avenida Paulista no dia 25 acabou provocando uma disparada de casos de COVID no estado.
Dados da plataforma Info Tracker, que monitora a evolução da COVID no país, mostram aumento de 85% de casos da doença em São Paulo e de 54% no número de mortos.
O número de pessoas infectadas pelo coronavírus saltou de 7 mil para 13 mil num intervalo de apenas 15 dias. As mortes pela doença também registraram aumento crítico de 54%, passando de 57 vítimas para 88 no mesmo período. [O Globo]
Ou seja, mesmo disputando com o Carnaval, que influenciou os números anteriores, o evento de Bolsonaro quase fez dobrar o número de casos.
Para efeito de comparação: os números de agora são 377% maiores que os da primeira semana do ano, quando as pessoas chegam das festas de Natal e Ano Novo, portanto com possibilidades de infecção pelo coronavírus.
O tempo desde a exposição ao vírus da COVID-19 até o momento em que os sintomas começam é, em média, de 5 a 6 dias e pode variar de 1 a 14 dias.
É só fazermos as contas para ver que casam com o evento de Bolsonaro na Paulista, no dia 25 de fevereiro. O ato reuniu 185 mil pessoas, mais de 60 mil delas de outras cidades ou estados. Foi a única aglomeração no período capaz de justificar UM aumento tão grande de casos de COVID.
Como bolsonaristas são contrários às vacinas e o uso de máscaras foi praticamente abandonado pela população, o coronavírus encontrou campo aberto para se multiplicar.
Bolsonaro continua sendo o principal disseminador do coronavírus no Brasil, mesmo não estando mais na presidência.