A deputada federal Rosangela Moro (UB-SP) transferiu seu título eleitoral para o Paraná, seu estado de origem. Eleita em 2022 por São Paulo, a mudança serviria para que se candidate ao Senado caso seu marido, o senador Sergio Moro (UB-PR), seja cassado. As informações são do jornalista Esmael Morais, do Blog do Esmael.
A cassação de Moro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é dada como certa. O senador é acusado de abuso de poder econômico, caixa dois e utilização indevida dos meios de comunicação social na pré-campanha de 2022. Ele chegou a ser pré-candidato à presidência pelo Podemos, teve a candidatura vetada e tentou concorrer ao Senado por São Paulo, mas foi impedido e, assim, se lançou como candidato ao Senado pelo Paraná e foi eleito.
Caso Moro, de fato, perca seu mandato, serão convocadas eleições suplementares no Paraná. E é aí que entra a manobra de Rosângela. Com o título transferido para o estado, ela poderia concorrer no pleito para a vaga a ser aberta pelo próprio marido.
Até o momento, Rosangela Moro não se pronunciou oficialmente sobre a mudança de seu título eleitoral. Correligionários da deputada no Paraná, entretanto, afirmaram a Esmael Morais que foram "surpreendidos" pela transferência.
"Juristas avaliam que essa mudança de domicílio poderá custar o mandato da parlamentar 'paulista'", diz o jornalista.
Veja abaixo o registro do TRE-PR com o novo domicílio eleitoral de Rosangela