HISTÓRICO

"Quem sabe não podemos ter um presidente negro?", diz Lula ao lançar programa para juventude

Presidente lança plano Juventude Negra Viva, projeto histórico para combater o racismo no Brasil

Lula e a ministra Anielle Franco durante o eventoCréditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en POLÍTICA el

Nesta quinta-feira (21), o presidente Lula lançou o programa Juventude Negra Viva, que investe na proteção da população jovem negra brasileira, em evento na Ceilândia (DF).

O investimento de R$ 600 milhões vai fazer programas para reduzir a letalidade policial, as vulnerabilidades sociais enfrentadas pela juventude negra, atuando de forma transversal com políticas de acesso à saúde, educação, cultura, geração de trabalho e renda,

O projeto foi construído em parceria do Ministério da Igualdade Racial com diversas entidades, como o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Nacional de Juventude.

“Quando a gente pensou o Juventude Negra Viva, a gente queria pensar em vários eixos. Mas o eixo principal era: como combater o genocídio da juventude negra e também levar outras coisas como educação, saúde, direito à vida digna? Então toda essa construção coletiva passa por ali", disse a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco.

O projeto passa por ações de diversos ministérios e entidades do governo que devem trabalhar para a melhoria das condições de vida do governo Lula.

A íntegra do documento está no site do governo federal.

O discurso de Lula

Durante o discurso de lançamento, uma das frases do presidente Lula se destacou durante seu discurso.

"Quem sabe, daqui uns anos, não podemos ter um presidente negro? E ele ou ela pode estar aqui na plateia", afirmou o presidente.

"Queremos nossos jovens vivos, com acesso a todas as oportunidades a que têm direito. Queremos um país com mais justiça social, menos desigualdade, e sem nenhum tipo de discriminação, seja de raça, gênero, orientação sexual ou qualquer outro tipo. O racismo e suas consequências perversas, que nossa sociedade resiste tanto em reconhecer, se revela todos os dias, nos mais diversos ambientes", completou Lula.

Veja o discurso de Lula na íntegra: