CPMI DOS ATOS GOLPISTAS

CPI do Capitólio dos EUA pede apoio para deputados da CPMI do 8 de janeiro, afirma Correia

Parlamentares devem ter encontro em Washington para debater resultados e estratégias contra golpismo

Rogério Correia garante pressão ao novo PGR por análise do relatório da CPMICréditos: Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao programa Fórum Café desta sexta-feira (9), o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Rogério Correia (PT) revelou que a CPMI do 8 de janeiro deve pressionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que as denúncias da comissão sejam aceitas pelo órgão.

Além disso, o parlamentar revelou que a CPMI tem recebido contatos para colaboração com o Comitê Seleto da Câmara dos Deputados dos EUA para investigações da invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

O deputado revelou que, com a mudança do Procurador-Geral da República, as denúncias da CPMI e pedidos de indiciamento feitos no relatório final podem ganhar uma nova vida.

"Como mudou a PGR agora, assim que retornarmos do Carnaval, nós vamos até o Gonet para entregar novamente e pedir o reforço para análise imediata. Porque a partir que a denúncia for aceita da CPMI, reforça a possibilidade do aprofundamento da investigação contra Jair Bolsonaro", afirmou.

Segundo o deputado, a intenção é que as descobertas e depoimentos feitos à comissão auxiliem as investigações conduzidas contra o ex-presidente da República que, como foi revelado pela Polícia Federal, agiu diretamente para uma tentativa de golpe contra as eleições de 2022.

Colaborações com a CPI estadunidense

Parlamentares do partido Democrata dos EUA entraram em contato com os membros da CPMI do 8 de janeiro para tentar discutir resultados e estratégias para a comissão estadunidense.

"Uma outra questão é que fizeram contato conosco da CPI dos EUA do Capitólio. Eles querem um encontro conosco lá em Washington para trocar as experiências do que eles fizeram da CPI com os resultados  que estamos tendo da CPMI aqui. Tomara que a gente ajude também lá para que se possa caminhar mais rapidamente contra o Trump", relatou Correia.

O encontro está previsto para o próximo mês de março.

Confira a entrevista completa de Rogério Correia ao Fórum Café dessa sexta-feira (9):