MEMÓRIA

8 de janeiro: Lula quer evento no Planalto para relembrar tentativa de golpe

Presidente pediu para ministros estarem em Brasília no dia que marca os dois anos da invasão às sedes dos Três Poderes

Lula no evento "Democracia Inabalada", em 8 de janeiro de 2024.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou planos para realizar um evento no dia 8 de janeiro de 2025, em Brasília, com o objetivo de relembrar a tentativa de golpe de Estado ocorrida dois anos antes. 

Em 8 de janeiro de 2023, apenas uma semana após a posse de Lula para seu terceiro mandato presidencial, radicais bolsonaristas, acampados em frente a quartéis do Exército, invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. O ataque foi uma tentativa de criar um cenário de caos que justificasse a decretação de uma intervenção militar, com o objetivo final de manter no poder o ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado por Lula nas eleições de outubro de 2022.

A proposta de realizar o evento em 2025 foi apresentada por Lula durante um almoço de confraternização com seus ministros na última sexta-feira (20). Na ocasião, o presidente solicitou a presença dos membros de seu governo em Brasília para participar da cerimônia, que deverá acontecer no Palácio do Planalto.

Em 8 de janeiro de 2024, Lula liderou o evento "Democracia Inabalada" no Congresso Nacional para lembrar o primeiro aniversário da tentativa de golpe.

“Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade, e a impunidade como salvo-conduto para novos atos terroristas no país”, disse Lula à época. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar