FUGA

"Gay do Bolsonaro" e outros golpistas foragidos são localizados no Peru, avisa Interpol

Comunicado da polícia internacional foi recebido pelo STF, que dará início ao processo de extradição dos bolsonaristas

Romario Garcia Rodrigues, o.Romario Garcia Rodrigues, conhecido como "Gay do Bolsonaro", posa vestindo camiseta com a estampa do presidente e aponta arma para alvos em clube de tiroCréditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) enviou um comunicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) informando que quatro bolsonaristas investigados e condenados pelos atos golpistas no Brasil e considerados foragidos pela Justiça brasileiras foram localizados no Peru por autoridades do país andino. 

A Polícia Federal (PF) suspeita que os bolsonaristas, antes de irem para o Peru, estavam na Argentina junto a outros 60 brasileiros foragidos. Eles teriam fugido novamente em novembro após a Justiça argentina determinar prisões. Até o momento, dois deles foram presos por autoridades argentinas. 

"Comunicamos o recebimento de informação, enviada por autoridades peruanas em 05/12/2024, acerca da entrada naquele pais de cidadãos brasileiros que possuem contra si mandados de prisão pendentes", diz comunicado do STF. 

A Corte brasileira, agora, iniciará junto ao Ministério da Justiça e ao governo peruano o processo de extradição dos extremistas de direita foragidos que participaram dos atos golpistas. 

Entre os quatro golpistas que fugiram para o Peru está Romario Garcia Rodrigues, que se apresenta nas redes sociais como “Gay do Bolsonaro” e afirma ter sido “o primeiro gay nordestino a tomar café da manhã com Jair Bolsonaro”. 

Considerado um dos líderes de acampamentos onde foi planejado o levante golpista de 8 de janeiro de 2023, Rodrigues, que é do Ceará, foi preso em 2023 e ficou dois meses na cadeia. Ele é réu por associação criminosa e associação ao crime.

Depois, foi solto por ordem do ministro Alexandre de Moraes, mas quebrou a tornozeleira eletrônica e fugiu. Já há uma ordem de extradição especificamente contra o "Gay do Bolsonaro" e, segundo investigadores, ele estaria planejando fugir para os Estados Unidos. Antes do Peru, o bolsonarista teria passado pela Colômbia e chegou, recentemente, a fazer uma publicação nas redes sociais pedindo dinheiro aos seguidores – mas apagou na sequência. 

Quem são os golpistas foragidos no Peru 

  • Antonio Alves Pinheiro Junior: de São Paulo, réu por associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e incitação ao crime.
  • Edilaine da Silva Santos: de Birigui, ré por associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito; golpe de estado e incitação ao crime.
  • Romario Garcia Rodrigues: do Ceará, conhecido como "Gay do Bolsonaro", condenado a 2 anos e 5 meses de prisão por associação criminosa e incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais. 
  • Rosana Maciel Gomes: Condenada a 13 anos e seis meses de prisão por golpe de Estado e associação criminosa
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar