LULA

Lula venceria Bolsonaro, Tarcísio, Marçal ou Caiado em 2026, diz Quaest

Caso o presidente não seja candidato, instituto diz que Haddad também venceria a todos em um hipotético segundo turno

Lula durante entrevista no Palácio do Planalto.Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários a disputa de segundo turno das eleições de 2026, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (12), pela Quaest. O instituto não fez simulações de primeiro turno.

Lula venceria a todos com larga vantagem, diz o instituto. Em um improvável embate com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pois ele está inelegível, o atual presidente teria 51% dos votos contra 35%.

Já contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula venceria com 52% contra 26%. Lula também venceria em segundo turno Pablo Marçal (PRTB)Ronaldo Caiado (União Brasil), que também foi declarado inelegível nesta quarta (11) por oito anos pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político.

Haddad

A Quaest destaca que, caso Lula não seja candidato, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também venceria Bolsonaro, Tarcísio, Marçal ou Caiado em um eventual segundo turno se a eleição fosse hoje.

Grau de conhecimento

O levantamento ainda fez a simulação do grau de conhecimento de cada candidato. Haddad sai na frente. Ele é conhecido por mais de 80%, enquanto Tarcísio é conhecido por apenas 55%. Lula e Bolsonaro são, por razões óbvias, os mais conhecidos. O potencial de voto de Lula chega a 52% e sua rejeição a 45%, enquanto Bolsonaro é rejeitado por 57% e poderia ser votado por 37%.

Veja o fio do CEO da Quaest, Felipe Nunes, abaixo:

A Quaest entrevistou presencialmente neste levantamento 8.598 eleitores com 16 anos ou mais do dia 4 até a última segunda-feira (9). A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar