Em entrevista ao Fórum Onze e Meia nesta terça-feira (10), o médico e professor universitário Marcos Caseiro defendeu que Lula se afaste da Presidência para se cuidar e ter uma pela recuperação após ser submetido a uma cirurgia de craniotomia nesta madrugada.
Caseiro explicou que foi feito um pequeno furo, de cerca de 3 centímetros, com uma furadeira na caixa craniana para drenar a hemorragia provocada pela queda no banheiro do Palácio da Al hpa 51 dias.
Te podría interesar
Segundo ele, a formação do hematoma após pancadas na cabeça é comum e que o procedimento feito não provocará sequelas.
"Isso é uma coisa relativamente comum. E depois que drena - Lula estava falando, conversando - não traz absolutamente nenhuma sequela, motoro, nada. Ele está com dreno, que fica de 1 a 3 dias e vai ter uma recuperação normal", explicou.
Te podría interesar
Caseiro, no entanto, afirma que diante da situação aconselharia Lula a se afastar do cargo.
"Agora, o Lula deveria dar uma descansada. Aproveitar esse período. Imagina a pressão que ele tem no dia a dia. Então, acho que está mais do que na hora do Lula dar uma descansada. Ir para a Bahia, onde ele gostar de ir, descansar um pouquinho. É absolutamente necessário para ele ter uma recuperação plena. Nós ainda dependemos muito do Lula e nossa esperança em 2026 está depositada nele", emendou.
O médico ainda afirmou que as viagens aéreas, com a pressurização e despressurização dentro dos aviões, podem facilitar a formação desses hematomas no cérebro após a pancada.
"Tem duas questões, duas imprevisibilidades. A primeira é que nossa cabeça não foi feita para levar pancada - ainda que evolutivamente tenha esse nível de proteção total. E segundo que nossa cabeça também não foi feita para ser aberta e drenada. Então, tem dois acontecimentos atípicos. Esses movimentos de pressurização certamente geram impacto. O Lula não tem 18 anos. O Lula tem 79 e esses fatores, certamente, em algum grau impactam essas microalterações locais - embora, repito, isso é previsível de acontecer após o hematoma que ele fez".
Em seguida, Caseiro afirmou que seria importante que o vice, Geraldo Alckmin (PSB) - que é médico -, assumisse a Presidência por um mês para que Lula ficasse focado na recuperação.
"O Alckmin se mostrou muito fiel. Nós vamos entrar em férias, o Congresso em recesso. Então acho que, nesse período, o Lula deveria se afastar e descansar. Não tenho a menor dúvida, um mês seria ótimo. Não essas pausas de 3, 4 dias que ele tem feito".
Assista à entrevista no Fórum Onze e Meia