CONGRESSO NACIONAL

Paulo Paim (PT-RS) desiste de reeleição ao Senado

Aos 74 anos, 37 deles passados nas fileiras do Congresso Nacional, Paim anunciou nas redes sociais que não tentará uma nova reeleição, para um quarto mandato, no Senado e deu três recomendações ao PT

Paulo Paim no Senado.Paulo Paim no SenadoCréditos: Waldemir Barreto/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Aos 74 anos, 37 deles passados nas fileiras do Congresso Nacional desde que assumiu o primeiro mandato como deputado em 1987, o senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou nas redes sociais que não concorrerá a um quarto mandato consecutivo na casa legislativa, onde atua desde 2003, no primeiro governo Lula.

"Em encontro com a executiva do PT/RS, nesta segunda-feira (11), o senador Paulo Paim confirmou, como havia anunciado em 2022, que não será candidato em 2026", diz a nota publicada em seu perfil na Rede X.

Segundo a assessoria do senador, o ato "foi um momento de celebração da trajetória de Paulo Paim e de reafirmação do seu compromisso com a defesa dos direitos sociais e da democracia".

"Encerrando sua fala, Paim deixou três recomendações que considera fundamentais: construir uma Frente Ampla; manter a humildade; defender causas, e não coisas e interesses pessoais", diz o texto.

Com a decisão, Paim abre espaço para que o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), atual ministro das Comunicações do governo Lula, lança sua candidatura em 2026 ao Senado.