O ministro Alexandre de Moraes bloqueou a rede X de Elon Musk no Brasil por desobedecer ordens judiciais e não ter representante no país. Recentemente, o ministro determinou à Polícia Federal que fizesse "o monitoramento de casos extremados do uso do X".
Acompanhe a apuração ao vivo aqui
O monitoramento da PF pegou o candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal em franca atividade na rede, especialmente nos últimos dias, segundo afirma o ministro Alexandre de Moraes:
Na data de hoje, em 5/10/2024, a Polícia Federal encaminhou o Ofício nº 4131931/2024 - CCINT/CGCINT/DIP/PF, informando que "foi identificada atividade do perfil @pablomarcal, atribuído a 'Pablo Marçal', com verificação azul, de acordo com os protocolos da rede X/TWITTER", destacando que o selo de verificação azul na plataforma X possui exigências como, por exemplo, nome de exibição, foto de perfil, endereço de celular confirmado.
A Polícia Federal ressalta que "PABLO HENRIQUE COSTA MARÇAL é candidato à prefeitura de São Paulo para as eleições municipais de 2024", assim como narra a utilização deste usuário na rede social X/TWITTER, como "identificou intensa atividade nos últimos dias a partir do dia 2out2024. Na madrugada e na manhã deste dia, 5out2024, foram postados diversos vídeos de uma corrida em campanha eleitoral". Narra, ainda, que às 5h50,"do dia 05out2024, o perfil publicou um vídeo no qual consta a notificação de retirada de uma postagem na rede social Instagram, Consta como título da postagem "TÁ AQUI A PROVA SOBRE O BOULES"
Por fim, a Polícia Federal complementa que no dia 4 de outubro, às 21h45, " houve a publicação de um vídeo com o título "TÁ AQUIA PROVA SOBRE O BOULES"6 , onde consta a imagem de um documento com o título "RECEITUÁRIO", datado de 19jan2021, assinado por "DR JOSÉ ROBERTO DE SOUZA", "CRM 17064 - SP". Destaca, também, que nos 2 e 4 de outubro, "constam diversas postagens com cortes de sua participação no INTELIGÊNCIA LTDA podcast, em debates eleitorais, bem como outros atos de campanha ocorridos nas últimas semanas", inclusive "o perfil em análise realizou uma postagem no dia 29ago2024 e, depois disso, somente uma postagem no mês de setembro, datada de 23set2024".
Alexandre de Moraes diante disso decidiu intimar Pablo Marçal:
Diante do exposto, DETERMINO a intimação de PABLO HENRIQUE COSTA MARÇAL para prestar esclarecimentos sobre o uso e a atividade do perfil @pablomarcal , no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.
Intime-se, ainda, os advogados Emerson Luis Delgado Gomes, Fernando Moreira Drummond Teixeira e Tassio Renam Souza Botelho, inclusive pelos meios eletrônicos.
Oficie-se, com urgência, a eminente Presidente do TSE, Ministra CARMEN LÚCIA, com cópia dessa decisão e do relatório da Polícia Federal.
Ciência à Procuradoria-Geral da República.
Brasília, 5 de outubro de 2024.
Ministro Alexandre de Moraes Relator
Sem saber de nada, Pablo Marçal, além da publicação infame e mentirosa contra Boulos nas vésperas das eleições, decidiu subir um novo pico dos Marins em sua ousadia. Foi à rede X e numa conversa com o fugitivo Allan dos Santos simplesmente pediu o impeachment de Alexandre de Moraes:
Marçal: Todos estavam colocando pressão pro Pablo falar isso e aquilo... Eu sou a favor do impeachment do Alexandre Moraes. Eu já fui vítima do Alexandre de Moraes, igual você foi vítima. Claro que eu não poderia manifestar isso e você sabe, você vive na sua pele, eu não poderia fazer isso estando num partido sem expressão. Agora não tem o que fazer; Deferida a candidatura e tudo correndo muito bem, duvido que ele possa entrar e fazer alguma coisa, mas eu, Pablo Marçal, sendo vítima também, sou uma pessoa que sou a favor do impeachment do Alexandre de Moraes, e é uma pena ver um Senado que tem medo de um integrante do Supremo Tribunal Federal. Então, deixo muito bem claro isso aqui. Fiz questão de segurar essa informação o tempo inteiro, para entregá-la nas suas mãos aqui no último momento, que hoje não tem o que fazer. Tá faltando poucas horas pra eleição. Tava entalado aqui a vontade de falar.
Assista ao vídeo:
Quem vai vencer a batalha?
Siga o perfil da Revista Fórum e do escritor Antonio Mello no Bluesky