ELEIÇÕES 2026

"Quem tá na presidência só perde se for incompetente", diz Lula sobre 2026

Lula analisa possível disputa com Bolsonaro em 2026: "eu não veto o candidato adversário"

Créditos: Reprodução/Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Nesta quarta-feira (30), o presidente Lula (PT) comentou sobre a anistia dos golpistas do 8 de janeiro e sobre a possibilidade de enfrentar Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2026.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, o chefe do Executivo afirmou que não entende o motivo de um projeto de anistia existir antes da apuração de todos os crimes cometidos na tentativa de golpe de estado perpetrada pelos bolsonaristas.

"Não dá pra precipitar essa discussão de anistia. O que nós temos é que é terminar de uma vez por todas de apurar todas as denúncias do 8 de janeiro, quando ela estiver toda apurada", afirmou Lula.

"Você pode até perdoar pessoas que já estão presas há muito tempo, anistia é pra isso. Eu passei parte da minha vida brigando pela anistia e não vou ser contra. Mas nesse caso eles nem foram condenados ainda, a gente nem ainda sabe todos aqueles que praticaram do golpe, é preciso que a sociedade saiba quem é que tentou dar o golpe nesse país", completou Lula.

Bolsonaro adversário em 2026

Questionado se Bolsonaro poderia ser seu adversário em 2026, Lula foi enfático e disse que não escolhe seus adversários, mas deixou em aberto a possibilidade de reeleição.

"Eu não me preocupo se ele vai ser candidato ou não, eu não veto o candidato", afirmou.

"Se ele conquistar o direito de ser candidato, quem seja candidato. Olha, se eu derrotei ele quando eu era oposição à minha situação, imagina agora que eu sou situação e ele é oposição? Eu vou mostrar pra ele que quem tá na presidência só perde uma eleição se for incompetente", conclamou o presidente.

Veja o vídeo: