Na última quarta-feira (23), Pablo Marçal (PRTB) desafiou Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), a participarem de uma sabatina. Boulos prontamente aceitou, enquanto Nunes declinou o convite. O evento, que promete ser um embate inusitado, será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (25), a partir das 12h [ASSISTA AO VIVO ABAIXO].
Marçal, que terminou em terceiro lugar no primeiro turno com 1.719.274 votos (28,14%), teve sua campanha marcada por ataques e pela disseminação de fake news contra Boulos, incluindo a circulação de um laudo falso que associava o candidato do PSOL ao uso de cocaína. Mesmo assim, Boulos aceitou o convite para o debate, com o objetivo de dialogar com o eleitorado de Marçal e de fortalecer sua disposição para discussões democráticas.
“Se teve um candidato que teve quase 30% dos votos e quer dialogar com os candidatos que passaram para o segundo turno e discutir propostas, eu não vou me furtar de jeito nenhum. Espero que meu adversário tenha a mesma postura, mas tenho dúvidas”, afirmou Boulos.
“Não me recuso a dialogar com ninguém, acho que o diálogo faz parte da democracia. Cada um que arque pela forma com que dialoga, postura que dialoga, respeito ou desrespeito que dialoga. Comigo será sempre com respeito”, completou.
Por sua vez, Marçal assegurou que irá "conduzir a sabatina com respeito".
“Mandei mensagem para o Nunes no WhatsApp. Nunca troquei ideia com o Boulos, mas ele já respondeu que vai. Vai ser com muito respeito, não vou focar no passado. Vou fazer perguntas técnicas, que é o que o povo quer saber”, disse Marçal em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo aliados, Boulos deve adotar um tom sóbrio na sabatina com Marçal, evitando ataques ou responder a possíveis provocações. A estratégia é não mencionar o laudo falso divulgado por Marçal, visando atrair o eleitorado do coach. Boulos também pretende explorar pontos em comum entre suas propostas e as de Marçal, buscando contrastar suas ideias com o projeto defendido por Ricardo Nunes.
A avaliação é que, ao participar da sabatina, Boulos não tem nada a perder. Ainda mais diante do fato de que as últimas pesquisas mostram uma grande quantidade de indecisos e uma parcela de eleitores de Marçal que votariam em Nunes migrando para o candidato do PSOL.
Assista ao vivo à sabatina: