O ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, já tem um novo cargo no governo Lula. A convite do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Cappelli será o novo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (31), através das redes sociais.
"Recebi e aceitei o convite do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para presidir a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI. Este é um desafio central do governo do pres. Lula. É a prosperidade que faz as pessoas confiarem na democracia", escreveu Cappelli.
Alckmin também tratou sobre o convite publicando um vídeo nas suas redes sociais.
"Com alegria, anuncio o novo presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, que fez um excelente trabalho no Ministério da Justiça e agora vem para o nosso time agregar sua experiência e compromisso público à missão da neoindustrialização do presidente Lula. Seja bem-vindo ao time!"
Considerado o braço direito e homem de confiança de Flávio Dino, Ricardo Cappelli atuava como uma espécie de "vice-ministro" da Justiça e ganhou destaque ao assumir o posto de interventor da Segurança Pública no Distrito Federal após a tentativa de golpe deflagrada por bolsonaristas em 8 de janeiro de 2023.
Desde que Flávio Dino foi aprovado para assumir uma cadeira como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cappelli vinha comandando o Ministério da Justiça de forma interina e era um dos cotados para substituir, oficialmente, seu ex-chefe. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entretanto, escolheu Ricardo Lewandowski como seu novo ministro da Justiça e o titular da pasta reformulou sua equipe, sem Cappelli.
A princípio, Ricardo Cappelli afirmou que tiraria férias, mas assumirá oficialmente em breve o novo posto na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que é ligada ao governo federal.