Uma nova pesquisa Ipec de popularidade divulgada na noite desta quarta-feira (6), véspera do feriado da Independência, mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem crescendo em aprovação. O índice dos brasileiros que classificaram a gestão do petista como “ótimo” ou “bom” foi de 40%, um aumento em relação aos 37% registrados no levantamento do mesmo instituto em junho. Assim como na sondagem anterior, os que consideram a gestão de Lula regular foram 32%.
Já os entrevistados que consideraram a administração do líder de esquerda “ruim” ou “péssima” diminuíram na comparação com a pesquisa realizada há 3 meses: hoje são 25%, contra 28% dos dados coletados anteriormente. Aqueles que não quiseram ou não souberam responder somaram 3%.
Te podría interesar
Quando o assunto é “forma de governar”, 56% disseram estar de acordo com a condução política dada por Lula à sua administração, enquanto 39% afirmaram desaprovar. O resultado mostra uma nova vitória para o chefe de Estado que está em seu terceiro mandato, uma vez que no último levantamento os que aprovavam seu governo eram 53% e os que desaprovavam eram 40%. Os que não quiseram ou não souberam responder foram 6%.
Analistas atribuem o crescimento da aprovação de Lula nas pesquisas ao fato do Brasil ter iniciado um período de crescimento social e econômico depois das fases de estagnação e crise profundas registradas nos últimos anos, mas que se acentuaram consideravelmente durantes os conturbados e caóticos anos de Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto.
O Ipec informa que a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi conduzida entre os dias 1º e 5 de setembro, com 2.000 entrevistas em 127 municípios de todas as regiões do país.