A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está, desde a noite desta terça-feira (26), entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Isso porque a parlamentar bolsonarista surpreendeu a todos ao afirmar, durante uma sessão da Câmara, que é casada com um homem negro.
A declaração se deu em meio a um debate com o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, sobre racismo na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A bolsonarista havia questionado o ministro sobre a polêmica envolvendo uma assessora do Ministério da Igualdade Racial que foi exonerada após fazer uma publicação atacando o que chamou de "torcida branca" do São Paulo Futebol Clube.
Te podría interesar
"O que me chama muito a atenção neste caso, deputada, fico até feliz que a senhora faça, sim, sua preocupação com a questão racial, do preconceito... Não sei se nesse caso a sua preocupação é porque de alguma maneira se falou branco. Mas espero que a senhora tenha essa mesma atitude quando se tratar da população negra. Eu não sei exatamente se a senhora tem esse tipo de solidariedade", disse Almeida.
Carla Zambelli, então, respondeu: "Eu sou casada com um homem negro".
Te podría interesar
Veja a cena:
Quem é o marido de Carla Zambelli
Nas redes sociais, internautas passaram a questionar a declaração de Zambelli sobre ser casada com um homem negro e a procurar por fotos do homem, inclusive entrando em seu perfil no Instagram e deixando comentários.
O marido de Carla Zambelli é o coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, que integrou por mais de 30 anos a Polícia Militar do Ceará. Ele se autointitula "Caveira 80" por ter feito o curso do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no Rio de Janeiro.
Entre 2019 - primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro - e março de 2022, Aginaldo foi o comandante da Força Nacional de Segurança Pública. Em 2019, chegou a elogiar policiais amotinados do Ceará que causaram terror no estado. Antes, em 2014 e 2016, participou da coordenação de eventos como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas.
Em 2020, Carla Zambelli e Aginaldo se casaram em uma loja maçônica em Brasília que teve com um dos padrinhos o senador Sergio Moro (UB-PR).
Em 2022, o coronel Aginaldo se candidatou a deputado federal pelo PL do Ceará, mas não conseguiu se eleger. Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o marido de Carla Zambelli se autodeclarou como pardo.
Logo após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022, Aginaldo compareceu a algumas manifestações golpistas em Brasília com sua esposa. Nas redes sociais, o coronel costuma a fazer publicações de tom bolsonarista, exaltando o ex-presidente Jair Bolsonaro, atacando a esquerda e declarando apoio a atos antidemocráticos.
Veja abaixo a repercussão nas redes após Carla Zambelli dizer que seu marido é negro