ORLANDO MORANDO

Árvore mata criança em escola de São Bernardo; prefeitura sabia da necessidade de remoção

A criança brincava no parquinho da escola municipal; a Prefeitura sabia desde 2019 da necessidade de remover a árvore do local

Escola Municipal de Educação Básica Lauro Gomes.Créditos: Google Street View
Escrito en POLÍTICA el

Uma menina de cinco anos morreu nesta segunda-feira (11), após ser atingida pela queda de um troco de uma árvore no parquinho da Escola Municipal de Educação Básica Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, local onde estudava.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, sabia desde 2019 da necessidade de remover a árvore do local.

Alunos da escola chegaram a escrever uma carta, em 2018, pedindo ajuda da gestão municipal.

O prefeito tucano da cidade, Orlando Morando, afirmou, no entanto, que a gestão municipal nunca recebeu a carta. Ele ainda disse que o documento foi enviado a um vereador da cidade, que encaminhou o pedido ao Ministério Público (MP).

A Secretaria da Educação avisou ao Ministério Público, em 2019, que era preciso substituir a falsa seringueira para evitar danos ao patrimônio e à integridade física das pessoas. Como a árvore é tombada e o corte precisava de autorização da Secretaria do Meio Ambiente, nada foi feito

Um documento, que a TV Globo teve acesso, mostra que a prefeitura realizou apenas a poda, sem retirar a árvore do local.

Já o MP informou que a representação de 2018, após as providências cabíveis, foi arquivada e não guarda qualquer relação com os fatos. A responsabilidade pela morte da criança será apurada pelo órgão.

Detalhes sobre o caso

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que guardas civis municipais realizavam a segurança da escola quando ouviram uma professora gritar por socorro. Ao chegar no local, a criança estava caída no chão, ao lado de um tronco de árvore.

A menina chegou a ser socorrida a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado no 2º Distrito Policial do município como morte suspeita - acidental. A diretora da escola e outros funcionários prestaram depoimento na delegacia.

A prefeitura lamentou em nota o ocorrido e afirmou que o local foi isolado e que as causas do acidente serão investigadas.

"A Prefeitura de São Bernardo lamenta profundamente a fatalidade ocorrida na manhã desta segunda-feira (11), na Emeb Lauro Gomes. Foi oferecido, imediatamente, todo o apoio à família da vítima e uma ampla sindicância será realizada em torno das circunstâncias do acidente. Nenhum outro aluno foi atingido. O local foi isolado e as aulas serão suspensas para auxiliar na investigação. A criança tinha 5 anos e o primeiro socorro foi prestado pela Guarda Civil Municipal (GCM) que fazia a segurança da unidade e prontamente encaminhou a vítima para a UPA Rudge Ramos."

Com informações do g1