A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, celebrou nesta quinta-feira (31) o resultado da pesquisa Datafolha que aponta a liderança do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) na disputa pela prefeitura de São Paulo, a ser travada nas eleições de 2024.
"Companheiro Guilherme Boulos liderando a corrida pra prefeitura com 32%, segundo Datafolha, é a esperança de que com Lula e Boulos vamos mudar o Brasil e São Paulo. Parabéns! Vamos juntos nas eleições de 2024 derrotar o bolsonarismo, defender a democracia e fazer muito mais pelo povo brasileiro", escreveu a dirigente petista através de publicação em suas redes sociais.
Boulos, por sua vez, respondeu: "Obrigado, Gleisi! Vamos juntos".
PT e Boulos
O gesto de Gleisi em celebrar a liderança de Boulos na pesquisa reforça o apoio do PT ao deputado do PSOL na eleição da capital paulista.
Em congresso municipal do PT realizado no início de agosto, o partido oficializou o acordo para apoiar Boulos e, desta maneira, não lançará candidato próprio a prefeito de São Paulo pela primeira vez na História.
O apoio do PT a Boulos começou a ser construído em 2022, quando o PSOL abriu mão de lançar candidato a presidência para apoiar Lula. O acordo com o deputado é um compromisso do próprio presidente, que encontra algumas resistências internas na capital paulista, como a do deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que defende uma candidatura própria do PT.
Em 2020, Guilherme Boulos foi candidato à prefeitura de São Paulo e disputou o segundo turno com o ex-prefeito Bruno Covas, que morreu em 2021.
Eleito em 2012, Fernando Haddad foi o último prefeito de esquerda da cidade e terminou o mandato em 2016. Na ocasião perdeu as eleições para João Doria, que abandonou o cargo em 2018 quando concorreu, e ganhou, as eleições para o governo do Estado.
Boulos lidera, segundo Datafolha
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lidera a primeira pesquisa Datafolha para as eleições à prefeitura de São Paulo, em 2024. Ele está em primeiro, com 32% das intenções de voto, contra 24% do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Na sequência, aparecem a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 11%, e Kim Kataguiri (União), com 8%. Vinicius Poit (Novo), que disputou o governo do estado de São Paulo em 2022, ficou na quinta colocação, com apenas 2%.
Votos brancos e nulos somaram 18% e 5% não escolheram nenhum dos nomes oferecidos.
O Datafolha entrevistou 1.092 eleitores na cidade de São Paulo, entre os dias 29 e 30 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.