CLIMA TENSO

VÍDEO: Gleisi Hoffmann detona Ricardo Salles durante sessão da CPI do MST

A deputada federal também fez duras críticas à Comissão e a classificou como um "circo"

VÍDEO: Gleisi Hoffmann detona Ricardo Salles durante sessão da CPI do MST.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

A sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST desta terça-feira (29) foi marcada por inúmeros momentos de tensão e bate-boca entre o relator da CPI, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), e deputadas da base governista.

Um dos momentos que viralizou nas redes foi quando a deputada Samia Bomfim (PSOL-SP) expôs todos os processos contra Salles, o relator da Comissão, que virou réu por suspeita de contrabando de madeira.

Quem também protagonizou alguns embates com o relator da Comissão foi a presidenta nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que criticou Salles e o trabalho da mesa diretora da CPI do MST.

"Não vemos mais a necessidade de convocar qualquer pessoa para esta comissão. Primeiro, porque o relatório final deve ser apresentado no dia 14. Segundo, os inúmeros depoimentos que tivemos aqui não contribuíram para o esclarecimento. Aqueles que trouxeram esclarecimento foram desrespeitados, inclusive por parte desta Comissão. Os outros transformaram-se em circo.

"Não há seriedade nesta Comissão. Ela não foi criada para discutir a reforma agrária ou para investigar as ações deste país. Foi criada para criminalizar o MST. O relator já possui o relatório pronto, mas deseja continuar o circo, trazer mais pessoas aqui para exposições desnecessárias, e gastar dinheiro público. Poderíamos estar debatendo sobre a reforma agrária."

Em outro momento, Gleisi afirma que a CPI "não possui uma linha, é uma bagunça total." "Qual é o crime, qual é o problema de uma cooperativa receber emendas parlamentares? Ou receber recursos públicos? As grandes cooperativas não recebem? Existem várias cooperativas grandes em meu estado que recebem recursos públicos. E emendas parlamentares também. No entanto, isso não é um problema, não é mesmo?", ironiza Gleisi.

Após evidenciar a falta de organização da CPI do MST e a ausência de direção, Gleisi Hoffmann e Ricardo Salles envolvem-se em uma discussão acalorada que culmina com Gleisi rebaixando Salles.

"O processo contra o relator desta CPI está relacionado com as atividades que ele realizava enquanto Ministro do Meio Ambiente. Ricardo Salles é réu e exerce o papel de relator aqui, acusando o movimento e indivíduos de crimes sem apresentar provas. É uma falta de respeito, essa CPI!", critica Gleisi Hoffmann.