Durante o dia todo, nesta sexta-feira (25), o termo "BRUNINI CASSADO" permaneceu no topo da lista de assuntos mais comentados do X, o antigo Twitter, e foi um dos temas mais comentados em outras redes sociais. Trata-se da reação de internautas à cena protagonizada pelo deputado federal bolsonarista Abílio Brunini (PL-MT) em sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas na quinta-feira (24).
O momento foi registrado durante uma intervenção do deputado Duarte Jr (PSB-MA). Enquanto o parlamentar falava, Abílio Brunini pegou um celular, começou a gravar um vídeo, sorriu e fez com as mãos um gesto que parece remeter ao símbolo “WP”, em referência a lema “white power” (“supremacia branca”), movimento de extrema direita e associado ao neonazimo com forte atuação nos Estados Unidos.
O sinal feito pelo bolsonarista, normalmente, tem como objetivo incitar grupos de supremacia branca, atitude conhecida como “dog whistle” (“apito de cachorro”, em português).
Deputado nega e se descontrola
Parlamentares da base governista, ao verem a cena, acusaram Abílio Brunini de ter feito gesto supremacista, ao que o bolsonarista pediu a palavra para negar. Ele se justificou dizendo que, na verdade, fez um sinal de "três" com as mãos, indicando que estava sugerindo que o presidente da CPMI concedesse "três minutos" de fala ao deputado Duarte Jr.
Brunini foi confrontado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) e, ao tentar se defender, se descontrolou e passou a berrar com os colegas de parlamento.
Reações nas redes
Confira abaixo a repercussão nas redes após o gesto do deputado, que fiz o termo "BRUNINI CASSADO" constar entre os mais utilizados nas redes sociais nesta sexta-feira (25).