O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), num ato incomum, foi à tribuna da Casa e se manifestou em relação à reforma tributária, que está em tramitação esta noite (6) e que acirrou os ânimos do universo político em Brasília nos últimos dias.
Com um discurso duro, Lira sinalizou algo que foi lido por muitos analistas como o início de uma ruptura com o bolsonarismo, já que ele fez duríssimas críticas ao radicalismo dos seguidores do ex-presidente de extrema direita, usando como argumento a tese de que a reforma tributária não é um assunto de governo, mas sim do Estado brasileiro.
“Não nos deixemos levar pelo que sempre critiquei, que é o radicalismo político. O povo brasileiro está cansado disso, as eleições já ocorreram, os vitoriosos, como nós, estão no poder. Lembro a vocês que o meu candidato, que apoiei nas eleições, perdeu a eleição presidencial. Deixemos as urnas de lado, voltemos nossos olhos para o povo brasileiro. Reforma tributária não será na boca de ninguém um joguete político, reforma tributária não instrumento de barganha política, reforma tributária não é batalha político-partidária, reforma tributária não é pauta de governo, reforma tributária é pauta de Estado, reforma tributária é o futuro do nosso país”, disse Lira, em tom muito inflamado.
Veja o vídeo: