CASA CAINDO

Homem que atacou Cristiano Zanin em aeroporto vira réu e fica mais perto da prisão

Luiz Carlos Basseto Júnior produziu provas contra si mesmo ao filmar sua agressão verbal ao novo ministro do STF

Luiz Carlos Basseto, que agrediu o advogado Cristiano Zanin.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Luiz Carlos Basseto Júnior, o homem que produziu um vídeo de si mesmo enquanto proferia ofensas e ameaças ao advogado Cristiano Zanin, novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), está mais perto da prisão. Nesta sexta-feira (28), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público e tornou o detrator réu pelo crime de injúria. 

Os ataques ocorreram no dia 11 de janeiro, no Aeroporto de Brasília. Zanin escovava os dentes quando foi abordado por Luiz Carlos Basseto Júnior, já com a câmera do celular gravando a cena. Entre ofensas nas quais o advogado é chamado de “vagabundo”, em dado momento o detrator sugere uma agressão física ao profissional. Zanin, com muita paciência e sangue frio, apenas ignorou os ataques.

Ao sair do banheiro, um policial já aguardava o advogado, que reportou o ocorrido. Três dias depois, Zanin confirmou a identidade do agressor. Basseto Júnior tem  29 anos e é residente de São Paulo. 

Ainda em janeiro, a Polícia Civil do distrito federal já havia indiciado o homem por ameaça, injúria e incitação ao crime, que neste caso seria de agressão física. 

Agora, com a denúncia aceita na Justiça, Basseto Júnior responderá pelos crimes, por enquanto, em liberdade. O juiz Tarcísio de Moraes de Souza, da 6ª Vara Criminal de Brasília, no entanto, determinou que o homem apresente em até 10 dias respostas acerca do fato e manifestação sobre se pretende constituir um advogado para sua defesa ou não. 

Zanin no STF

O advogado Cristiano Zanin (47), indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski, será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Muito elogiado e praticamente aclamado pelos senadores, sua indicação foi aprovada nesta em junho no Plenário do Senado Federal por 58 votos a favor e 18 contrários. A cerimônia de posse de Zanin está marcada para o dia 3 de agosto. 

“A comunidade jurídica recebe com festa e alegria a indicação do Cristiano Zanin, que reúne os predicados necessários, reputação ilibada e sólida formação jurídica para ser um grande ministro, do qual todos nós vamos nos orgulhar”, comentou o advogado constitucionalista Marco Aurélio de Carvalho, do Grupo Prerrogativas, à Fórum.

O jurista Pedro Serrano também avaliou positivamente a aprovação do novo ministro para a reportagem. 

“Creio que foi uma boa escolha do presidente. Sem dúvida alguma será um grande ministro”, afirmou.

Entre os pares de Zanin, tanto a sua indicação como a recente aprovação do seu nome foram alvos de elogios.

O ministro Gilmar Mendes, por exemplo, declarou em 1º de junho ser “alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado foi encaminhado ao Senado".

"O doutor Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”.

Meses antes, em março, a ministra Cármen Lúcia deu entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, onde afirmou que também aprovava a indicação.

Alexandre de Moraes, por sua vez, foi o primeiro colega de Zanin na Suprema Corte a comentar sua chegada. 

“Parabéns ao ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”, escreveu o magistrado, que além de compor o Supremo é, atualmente, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar