POLÍTICA, POLÍCIA E RELIGIÃO

PM-SP diz que 40 eventos com a Igreja Universal "são pontuais"

Levantamento exclusivo da Fórum mostra que PM paulista realizou até passagens de comando em templos da Igreja Universal, de Edir Macedo, que controla o Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas.

Evento de passagem de comando da PM-SP em templo da Igreja Universal.Créditos: UFP
Escrito en POLÍTICA el

Em nota enviada à Fórum nesta segunda-feira (24), a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) afirnou que os atos e reuniões realizados em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) "são pontuais e promovidas de acordo com a necessidade de cada unidade".

A nota foi uma resposta ao levantamento exclusivo que a Fórum publicou neste domingo (23) que revela que em seis meses do governo Tarcísio Gomes de Freitas, do Republicanos, a PM paulista já realizou ao menos 40 atos com a igreja comandada por Edir Macedo, que também controla o partido do governador do Estado.

Segundo a PM-SP, não há um "convênio com a Igreja Universal ou com outra entidade religiosa", apenas ações pontuais. No entanto, a corporação não informou quais outras entidades são parceiras e nem quais e quantos eventos foram realizados com essas outras agremiações.

"A Polícia Militar do Estado de São Paulo não mantém qualquer convênio com a Igreja Universal ou com outra entidade religiosa. Esporadicamente, a Instituição realiza operações de revista à tropa, ações de orientação e reuniões para apresentação de indicadores criminais da região em áreas externas aos batalhões de modo a acolher e alocar adequadamente todo o público presente. Esses espaços são cedidos voluntariamente por clubes, igrejas, universidades e prefeituras. Tais reuniões são pontuais e promovidas de acordo com a necessidade de cada unidade, que entra em contato com alguma instituição próxima que possa ceder o espaço", diz a nota.

Universal nas Forças Policiais

A Iurd conta com um braço de ação chamado UFP, ou Universal nas Forças Policiais, com atuação em todo o país. 

Entre os eventos que a Iurd organizou em parceria com a PM paulista, estão solenidades como formatura de policiais, reuniões gerais de batalhões, além de passagens de comandos de companhias e regimentos, entre outras cerimônias e festividades.  

No mesmo período, a força militar paulista concedeu, pelo menos, seis medalhas, diplomas e outras honrarias à igreja, seus pastores e líderes, a maioria deles tendo sido entregue a Rony Negreiros, chefe da UFP e ex-major da Polícia Militar do Maranhão.

Veja a lista de eventos realizados pela PM-SP em parceria com a Igreja Universal