Morreu neste domingo (2), aos 85 anos, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Paulo Sepúlveda Pertence. A morte foi confirmada nas redes sociais pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso.
“É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, escreveu Barroso.
Te podría interesar
Trajetória
Sepúlveda Pertence foi indicado ao STF pelo ex-presidente José Sarney em maio de 1989. Ele exerceu o cargo por mais de 18 anos até sua aposentadoria, em agosto de 2007. Foi presidente da Suprema Corte entre 1995 e 1997, substituindo o ex-ministro Octavio Gallotti.
O advogado Fernando Augusto Fernandes, do Grupo rerrogativas, afirmou: "o Ministro Sepulveda Pertence marcou o Supremo Tribunal Federal, o direito e a advocacia, além de ter formado o Ministério Público como é. Terminada a constituinte chegou a dizer: 'Não sou Golbery mas criei um monstro'. Suas frases maravilhosas certa vez se referindo ao Supremo como 'guarda da Constituição e não dos presídios'. Deixará mais que saudades e sim um legado pela democracia.”