Jair Bolsonaro vai passar o final de semana em Goiás, a convite do governador Ronaldo Caiado (UB), e na noite de sexta-feira (14) discursou para um grupo de apoiadores na capital Goiânia. Nas redes sociais, bolsonarristas divulgaram vídeos do ato com carro de som sugerindo que o ex-presidente teria sido surpreendido por um movimento espontâneo.
"O povo descobriu onde Bolsonaro estava veja o que aconteceu", escreveu, por exemplo, o youtuber bolsonarista Fernando Lisboa, responsável pelo Vlog do Lisboa, junto a um vídeo que mostra Bolsonaro junto aos seus apoiadores na capital de Goiás.
"Bolsonaro só foi no dentista e depois saiu pra comer um pastel e tomar um caldo de cana em Goiânia. O Bolsonarismo não morreu! Só está ficando cada vez mais forte", publicou, por sua vez, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, foi na mesma linha. "BRASIL: lugar onde o segundo colocado é mais querido que o primeiro… Cuidado ao comentar… Sua crítica pode ser considerada manifestação antidemocrática˜, escreveu em seu Twitter.
O próprio Bolsonaro, ao discursar em cima de um carro de som, se gabou de sua suposta popularidade. "Eu sou o ex mais amado do Brasil!", disparou.
Não é bem assim
O ato pró-Bolsonaro em Goiânia não foi exatamente espontâneo. A começar pelo fato de que o ex-presidente não viajou a Goiás somente para ir ao dentista. Na verdade, ele foi ao estado a convite do governador Ronaldo Caiado, que o ofereceu um almoço, o homenageou e postou inúmeras fotos com o ex-presidente ao longo do dia.
O deputado federal Gustavo Gayer, por sua vez, se empenhou durante a tarde de sexta-feira (14) em fazer uma divulgação prévia do evento, convocando bolsonaristas para o ato, com local e horas marcados.
"Recado importantíssimo para todo mundo de Goiânia e região. Como vocês sabem o presidente Bolsonaro está aqui agora e ele está fazendo o convite. Às 19h30 ele vai estar na feirinha gourmet do Parque Flamboyant, e ele me liberou a fazer esse convite para todo mundo ir lá, tirar uma foto, tomar um caldo de cana com o presidente. Apareça lá por volta das 19h30 que o presidente vai estar lá. A gente se vê lá. Espalha esse vídeo para todo mundo", convocou Gayer na parte da tarde.
Em outra postagem, Gustavo Gayer publicou um vídeo que mostra uma concentração já formada para o ato "espontâneo" em Goiânia, com carro de som preparado. "Aquecimento para receber Bolsonaro", escreveu.
Além de Gayer, estiveram presentes no ato com Bolsonaro o senador Wilder Morais (PL), o deputado federal Professor Alcides (PL) e o ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO).