De LISBOA | O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que participou nesta quarta-feira (28) do encerramento do 11° Fórum Jurídico de Lisboa, disse que “a eleição do presidente Lula salvou a democracia brasileira”. Ao lado do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, Alckmin arrancou um estrondoso aplauso da plateia ao afirmar que se o petista não tivesse vencido o extremista Jair Bolsonaro (PL), certamente o regime democrático do país estaria com os dias contados, declaração que tornou a repetir na coletiva de imprensa dada ao fim da cerimônia.
“Na realidade, nós viemos participar deste importantíssimo encontro, com juristas, políticos, professores, especialistas, primeiro para fortalecer a democracia, e eu disse aqui com todas as letras, que a eleição do presidente Lula salvou a democracia brasileira, e isso é um fato. Nós precisamos agora é aprimorá-la, e a questão digital é um desafio, como o presidente Marcelo Rebelo de Sousa colocou bem, é um desafio que devemos construir juntos... Preservar a democracia, valores, os princípios, e é preciso colocá-los no sentido da governança digital, e buscarmos regras que permitam a liberdade de imprensa, que permitam a liberdade de expressão, mas que ao mesmo tempo evitem desinformação e fake news”, disse Alckmin, numa entrevista tumultuada, sob o calor de quase 40°C e com as equipes de segurança tentando manter a distância num espaço exíguo na saída do auditória da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Em sua fala durante o encerramento do 11° Fórum Jurídico de Lisboa, o mandatário português também referiu-se aos desafios superados no Brasil após a turbulenta derrota de Bolsonaro e o golpismo desencadeado pela extrema direita, embora o tenha feito de forma sutil e sem citar nomes. Rebelo de Sousa, como de costume, ressaltou os laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal, falou dos desafios que a internet, como território sem lei, vem impondo às sociedades mundo afora, e brincou com os presentes na plateia lotada, restrita apenas às autoridades dos dois países e aos organizadores do encontro.
Veja o vídeo: