GEORGE WASHINGTON

VÍDEO: Terrorista da bomba se cala na CPMI e Duarte esculacha: "Covarde, medíocre, bandido, frouxo"

Deputado do PSB maranhense subiu o tom contra o golpista preso sob acusação de montar bomba em caminhão-tanque para explodir no aeroporto de Brasília

Duarte Jr. sobe o tom contra George Washington, o terrorista da bomba, na CPMI dos Atos Golpistas.Créditos: Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Duarte Jr (PSB-MA) fez uma das melhores intervenções na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil, a CPMI dos Atos Golpistas, ao inquirir George Washington de Oliveira Sousa, o homem que foi preso sob a acusação de ter montado a bomba em um caminhão-tanque que, por pouco, não explodiu no Aeroporto de Brasília em 24 de dezembro de 2022. 

George Washington prestou depoimento na sessão da CPMI desta quinta-feira (22) na condição de investigado, mas ficou calado durante a maior parte do tempo e se recusou a responder perguntas dos parlamentares. 

Em sua intervenção, Duarte Jr fez uma série de questionamentos, como se o terrorista da bomba se considera patriota, se gosta de armas e quem financiou todo o planejamento para o ataque frustrado com a bomba. Diante do silêncio do investigado, o deputado resolveu subir o tom

"O senhor acha que sua família tem orgulho da sua conduta? Diante desse silêncio covarde do senhor George... Por que é isso que o senhor é, covarde. Medíocre. Utiliza a imagem do seu filho aqui para tentar sensibilizar as pessoas. O senhor é covarde. O senhor poderia ter matado crianças com deficiência, pessoas inocentes. Por sorte o senhor é incompetente até para a prática de um crime (...) O senhor cala porque tem rabo preso (...) O presidente que o senhor defende afirmava aos 4 cantos desse país que bandido bom é bandido morto. Agora que está vendo o sol nascer quadrado lá na Papuda, o senhor continua concordando com seu presidente, seu mito, ou mudou de opinião?", disparou Duarte. 

George Washington respondeu afirmando que permanecerá calado, ao que o deputado do PSB prosseguiu: 

"Vai ficar calado por muito tempo na cadeia porque é isso que você merece. Seu covarde, seu bandido, seu condenado. Senhor presidente, é o suficiente porque é impossível tolerar a mediocridade, a covardia de um homem frouxo como esse"

Assista à cena

 

George Washington de Oliveira Sousa e Alan Rodrigues, acusados de montar a bomba e de colocá-la no caminhão de combustível que se dirigia ao aeroporto, estão presos. O jornalista Wellington Macedo, que trabalhou no gabinete da ex-ministra Damares Alves, é o outro acusado do episódio e está foragido.

George Washington, que presta seu depoimento como investigado pela CPMI dos Atos Antidemocráticos enquanto essa matéria é publicada, é militante de extrema-direita simpático ao Proarmas e possui registro de CAC (caçador, atirador e colecionador). Nos últimos anos ele gastou mais de 30 mil dólares em um verdadeiro arsenal. Foi preso após a bomba no caminhão ser descoberta e, com ele, a Polícia Federal encontrou um arsenal avaliado em R$ 160 mil.